Agro > SEGURANÇA

Agrotóxico proibido teria Guarapuava como destino

Contrabando foi interceptado na manhã desta sexta-feira (17) pela PRF, na BR-277

17/10/2025
O herbicida Paraquat foi proibido no Brasil pela Anvisa por ser considerado cancerígeno O herbicida Paraquat foi proibido no Brasil pela Anvisa por ser considerado cancerígeno

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (17), uma carga de agrotóxicos contrabandeados na BR-277, em Guarapuava (PR). Um homem foi preso.

O material estava em um Volkswagen Fox verde, abordado por volta das 6h durante patrulhamento de rotina. Ao ser questionado, o motorista afirmou transportar "veneno".

Segundo a PRF, o produto era de origem estrangeira e se tratava possivelmente de Paraquat – agrotóxico com uso restrito no Brasil.

O homem disse que recebeu o carro já carregado em Cascavel, no Oeste, e que faria a entrega em Guarapuava, seguindo instruções por telefone.

O suspeito, o veículo e a carga foram encaminhados à Polícia Federal em Guarapuava. O caso foi registrado como contrabando.

Herbicida está proibido no Brasil desde 2020

O Paraquat é um herbicida (produto usado para matar plantas daninhas) que foi muito utilizado na agricultura desde a década de 1960. Era considerado eficaz principalmente no controle de vegetação indesejada em lavouras de soja, milho, algodão e outras culturas.

​​​​Por que o Paraquat é proibido no Brasil?

O uso do Paraquat foi proibido no Brasil em 2020 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por representar risco à saúde humana. A decisão teve base em evidências científicas que associam o produto a:

● Doenças neurológicas, como o Mal de Parkinson

● Toxicidade aguda, com risco de morte mesmo em pequenas quantidades se inalado, ingerido ou em contato com a pele

Potencial cancerígeno

Além disso, não há antídoto conhecido para intoxicação por Paraquat, o que aumenta o risco em caso de acidentes.

Mesmo com a proibição, o produto ainda circula ilegalmente, muitas vezes contrabandeado de países vizinhos onde ainda é permitido, como o Paraguai.

Últimas Notícias

RESPEITO