Agrotóxico proibido teria Guarapuava como destino
Contrabando foi interceptado na manhã desta sexta-feira (17) pela PRF, na BR-277
17/10/2025
O herbicida Paraquat foi proibido no Brasil pela Anvisa por ser considerado cancerígeno A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (17), uma carga de agrotóxicos contrabandeados na BR-277, em Guarapuava (PR). Um homem foi preso.
O material estava em um Volkswagen Fox verde, abordado por volta das 6h durante patrulhamento de rotina. Ao ser questionado, o motorista afirmou transportar "veneno".
Segundo a PRF, o produto era de origem estrangeira e se tratava possivelmente de Paraquat – agrotóxico com uso restrito no Brasil.
O homem disse que recebeu o carro já carregado em Cascavel, no Oeste, e que faria a entrega em Guarapuava, seguindo instruções por telefone.
O suspeito, o veículo e a carga foram encaminhados à Polícia Federal em Guarapuava. O caso foi registrado como contrabando.
Herbicida está proibido no Brasil desde 2020
O Paraquat é um herbicida (produto usado para matar plantas daninhas) que foi muito utilizado na agricultura desde a década de 1960. Era considerado eficaz principalmente no controle de vegetação indesejada em lavouras de soja, milho, algodão e outras culturas.
Por que o Paraquat é proibido no Brasil?
O uso do Paraquat foi proibido no Brasil em 2020 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por representar risco à saúde humana. A decisão teve base em evidências científicas que associam o produto a:
● Doenças neurológicas, como o Mal de Parkinson
● Toxicidade aguda, com risco de morte mesmo em pequenas quantidades se inalado, ingerido ou em contato com a pele
Potencial cancerígeno
Além disso, não há antídoto conhecido para intoxicação por Paraquat, o que aumenta o risco em caso de acidentes.
Mesmo com a proibição, o produto ainda circula ilegalmente, muitas vezes contrabandeado de países vizinhos onde ainda é permitido, como o Paraguai.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Rodrigo Schoemberger substitui Jorge Augusto no comando dos Bombeiros de Guarapuava
- Polícia investiga suspeitos de aplicarem golpes em empresa em Candói
- Motociclista é preso com 25 porções de suspeita de cocaína no Centro de Guarapuava
- Operação com ações em Guarapuava prende 106 pessoas em três estados
- Guarapuava é alvo de operação com 215 mandados contra organização criminosa em três estados
Todo mundo fala
-
ELEIÇÕES 2026Guarapuava elege três estaduais; Estacho deve assumir na Câmara Federal -
SEGURANÇA Megaoperação deixa três mortos e prende quatro em Guarapuava e Campina do Simão -
OBITUÁRIOComoção em Guarapuava: morre o empresário Joldmar Baroni Kuster, aos 53 anos -
TEMPOGuarapuava entra em alerta para tempestades com ventos acima de 70 km/h e granizo

