Dom Amilton entrega ao Vaticano pedido de reconhecimento da Padroeira Nossa Senhora de Belém
Projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, para corrigir falha ao longo de dois séculos, quando Catedral foi construída
17/10/2025
O bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, foi recebido no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano. Durante a agenda, nesta sexta-feira (17), ocorreu a entrega oficial do pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava e da Diocese.
A recepção foi feita pelo prefeito do dicastério, Cardeal Arthur Roche, e os pedidos foram entregues ao secretário, Dom Vittorio Francesco Viola, da Ordem dos Frades Menores (OFM).
Dom Amilton apresentou o pedido ao secretário, Dom Vittorio Francesco Viola, da Ordem dos Frades Menores (OFM). Foto: arquivo pessoal - Dom Amilton
O bispo levou um conjunto de documentos que expressam o desejo comum da Igreja e da sociedade guarapuavana. “Entre os documentos estavam um pouco do histórico, o pedido do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, o meu pedido oficial como bispo da Diocese, e também o pedido do prefeito e dos senhores vereadores para que Nossa Senhora de Belém fosse proclamada padroeira da cidade. Algo que ainda não temos oficialmente reconhecido pela Santa Sé”, explicou.
Segundo Dom Amilton, o pedido foi muito bem acolhido pelo secretário do Dicastério, que demonstrou atenção e apreço pela devoção mariana que marca a identidade de Guarapuava.
Oficio assinado pela Câmara de Vereadores
O pedido destaca a tradição e devoção histórica da comunidade guarapuavana à Santa, presente desde a fundação do município, em 1819, quando a antiga Freguesia foi criada sob a sua invocação. A intenção é que essa ligação religiosa, cultivada há mais de dois séculos, receba agora o reconhecimento oficial da Igreja Católica.
A iniciativa conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Guarapuava, por meio do Ofício 382/2025, assinado por todos os vereadores. No documento, os vereadores e vereadoras ressaltam a importância cultural, histórica e espiritual da devoção, lembrando que a Festa de Nossa Senhora de Belém, celebrada em 2 de fevereiro, é feriado municipal e uma das manifestações religiosas mais tradicionais da cidade. “A devoção popular viva, a memória histórica documentada e o unânime reconhecimento civil convergem em um único e claro sentido. Nossa Senhora de Belém não é apenas uma devoção, mas a própria identidade espiritual de Guarapuava”, consta no ofício.
60 anos da Diocese
A entrega da documentação ao Vaticano acontec em um momento simbólico para a Igreja local, às vésperas dos 60 anos de criação da Diocese. “Acredito que todo o decreto da Santa Sé virá logo. Creio que chegará antes da Festa da Unidade, para que possamos lê-lo e celebrar com grande alegria o reconhecimento oficial de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava”, concluiu o Bispo Dom Amilton.
No âmbito municipal, o tema também foi apreciado recentemente na Câmara. No dia 7 de outubro, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária (L) 144/2025, aprovado por unanimidade, que declara oficialmente a Santa como Padroeira de Guarapuava.
▪ Veja também
- Turismo e Eventos se associa à Abrasel com praça de alimentação no 7 de Setembro
- Desfile de 7 de Setembro será na Rua Brigadeiro Rocha
- "Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
- Guarapuava sedia 6º Seminário Municipal de Aleitamento Materno
- Tudo pronto para o Congresso Jurídico em Guarapuava
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto
-
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores
-
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular
-
SEGURANÇAPCPR divulga fotos de pai e filho foragidos por homicídio qualificado em Guarapuava