Coronel Matos, o novo “comandante” da Secretaria Executiva em Guarapuava
Atual secretário de Trânsito assume o lugar do ruralista Johan Zuber, que pediu licença para cuidar de assuntos particulares
22/10/2025
Péricles de Matos acumula a Executiva com a futura Secretaria de Defesa Social e Mobilidade, que acaba de ser criadaO coronel Péricles de Matos, atual secretário municipal de Trânsito, vai emprestar sua experiência administrativa agora como secretário Executivo (interino) da Prefeitura de Guarapuava a partir desta quarta-feira (22). O antigo secretário, o ruralista Johan Zuber, pediu afastamento do cargo para cuidar de assuntos pessoais.
Embora exista a possibilidade de Zuber retornar ao cargo, o prefeito Denilson Baitala preferiu colocar, de imediato, um técnico com conhecimento de gestão, como é o caso de Péricles de Matos.
O secretário Executivo tem o “status” de gerente administrativo, cuidando das ações internas entre todas as pastas e, também, a interlocução do prefeito com a sociedade, vereadores e outras lideranças.
Em Curitiba, coronel Péricles de Matos foi responsável, entre outras ações, por adotar medidas contra invasões de escolas e ações em áreas de vulnerabilidade social, além de cuidar diretamente da Guarda Municipal
Militar reformado da PM do Paraná, Péricles de Matos é natural de irati, radicou-se em Curitiba no último período, e foi escolhido para assumir a direção da Secretaria Municipal de Trânsito em Guarapuava com base em sua trajetória em função similar na capital do estado, associada ao comando da Guarda Municipal. Ele é um defensor da municipalização da segurança pública.
Em Guarapuava, Matos propôs a transformação da Secretaria de Trânsito em Secretaria de Defesa Social e Mobilidade, aprovada ontem pela Câmara Municipal, fundindo os setores de trânsito, defesa civil e a futura Guarda Municipal – segmento que deverá ter forte atuação na segurança do município.
Zuber levou tradição como executivo do agronegócio para a Secretaria
O ruralista Johan Zuber deixou seus negócios pessoais para se dedicar à Secretaria Executiva neste início de mandato do prefeito Denilson Baitala. Agora, pediu licença da função pública para retornar a seus afazeres particulares
Johan Zuber assumiu a Secretaria Executiva no último dia 17 de abril, no lugar da atual secretária de Inovação, Ana Cláudia Klosouski, que ocupava interinamente o cargo. Natural da colônia de agricultores de Entre Rios, Zuber sempre teve uma atuação política nos bastidores e, até então, nunca tinha assumido uma função pública.
Pela tradição que Johan Zuber cultivou, como um representante político do agronegócio, sua indicação para a Executiva foi muito esperada entre amplos setores da comunidade que acompanham as gestões municipais. No período em que esteve à frente da Executiva, serviu ao prefeito Denilson Baitala como um braço forte nas decisões que são enfrentadas no dia a dia da administração.
Esse perfil também é atribuído a Péricles de Matos, que, porém, tem outra grande missão pela frente, com a consolidação da nova Secretaria de Defesa Social e Mobilidade. Entre seus grandes desafios, está cuidar do trânsito da cidade e, agora, com a nova formatação da pasta, compartilhar com as demais forças policiais dos problemas que movimentam o cotidiano da segurança local – afetada por questões de origem social e pelo narcotráfico.
Se Matos não ficar na Executiva, Baitala deverá anunciar um novo nome nos próximos dias.
▪ Veja também
- Baitala e Zuber gravam vídeo para demonstrar harmonia entre os dois
- Secretaria Municipal de Saúde inicia mudança para nova sede na XV de Novembro
- Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis
- Saiba como vai funcionar o Reforma Casa Brasil
- Guarapuava e região entram no radar da sucessão estadual
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto -
SAÚDE Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve -
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores -
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular
