Câmara vota criação da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade
Projeto é embrião para implantação da Guarda Municipal
21/10/2025
Guarda Municipal deverá ser força policial armada, sob o comando-geral do atual secretário municipal de Trânsito, Péricles de Matos, coronel reformado da Polícia MilitarA Câmara Municipal de Guarapuava se reunirá nesta terça-feira (21), às 17h, para sua 24ª sessão ordinária do segundo período legislativo de 2025. Entre os principais temas da pauta, estão propostas que envolvem a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade (reestruturação da atual Secretaria ds Trânsito), de um novo centro educacional e investimentos em áreas sociais.
Um dos projetos centrais é o Substitutivo Global nº 11/2025, apresentado pelo Executivo municipal, que será votado em segunda discussão. O texto propõe a criação do Centro Municipal de Educação Integral Professora Gracita Gruber Marcondes, com o objetivo de expandir o acesso ao ensino integral e fortalecer a rede pública de educação local.
Entra em primeira votação o Projeto de Lei nº 80/2025, que visa renomear a atual Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, ampliando suas atribuições e transformando-a na Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade (SMDSM). A proposta busca alinhar a estrutura da pasta a políticas públicas integradas de segurança e mobilidade urbana. É o primeiro passo para a criação da Guarda Municipal.
Ainda na pauta, os vereadores analisarão o Projeto de Lei nº 90/2025, que autoriza uma suplementação orçamentária de R$ 105 mil para a área de Assistência e Desenvolvimento Social. Os recursos, segundo o Executivo, serão destinados a programas sociais em execução.
Iniciativas sociais e reconhecimento público
Entre os projetos de iniciativa parlamentar, será apreciado o Projeto de Resolução nº 19/2025, assinado pelos vereadores Rita Felchak e Pedro Moraes, ambos do MDB, que institui o Prêmio Jovem “Sementes do Amanhã”. A proposta pretende destacar ações de protagonismo juvenil e fomentar o engajamento cívico entre os jovens guarapuavanos.
A sessão também inclui a votação de projetos que tratam da nomeação de espaços públicos – entre eles, a Casa da Mulher Paranaense “Irmã Maria Mair” – e da concessão de títulos honoríficos e de cidadania a personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento social, educacional e comunitário da cidade.
Requerimentos relacionados à infraestrutura urbana, saúde pública e moções de aplauso a instituições locais – como o Centro de Apoio ao Surdo (CAS), a Escola Municipal Domingos Sávio e o projeto de robótica inclusiva “SinalTech” – também serão discutidos em plenário.
▪ Veja também
- Legislativo analisa projetos que somam mais de R$ 3 milhões em suplementações e alterações no regime jurídico de servidores
- Só agora Padroeira de Guarapuava é oficializada
- Plano Plurianual 2026-2029 é aprovado em primeira votação na Câmara
- Câmara de Guarapuava vota PPA nesta segunda-feira (29)
- Vereadores aprovam proibição gradual de veículos de tração animal
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto -
SAÚDE Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve -
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores -
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular
