Política > GOVERNO

Baitala e Zuber gravam vídeo para demonstrar harmonia entre os dois

“Não estou aqui para brincadeira”, reagiu o prefeito para rebater comentários “inverídicos”; veja o vídeo

23/10/2025
Johan Zuber, ao lado do secretário que o substitui interinamente na Secretaria Executiva, coronel Péricles de Matos, afirmou que retorna no final de novembro à PrefeituraJohan Zuber, ao lado do secretário que o substitui interinamente na Secretaria Executiva, coronel Péricles de Matos, afirmou que retorna no final de novembro à Prefeitura

Num vídeo gravado na tarde desta quinta-feira (23), no Paço Municipal, o prefeito Denilson Baitala e o secretário licenciado Johan Zuber riem das notícias que circularam em redes sociais, dando como certo o distanciamento entre os dois. O secretário Rafael Markus (Comunicação), que gravou o vídeo, pergunta a Baitala "o que vamos fazer com esta briga com o Zuber". O prefeito responde, em tom de chiste, que não sabia de nada, e Zuber intervém: "Estamos escolhendo o ringue. Eu prefiro lutar sumô." Em tom de chiste, Baitala diz que prefere disputar uma corrida, mas logo acrescenta que o assunto é sério. “Não estou aqui para brincadeira”, asseverou.

A reação foi motivada pelo pedido de licença de Zuber da Secretaria Executiva, pasta responsável por auxiliar o secretariado em demandas ligadas ao gabinete e, também, pelo relacionamento do Executivo com a sociedade civil organizada e a Câmara Municipal. O secretário pediu afastamento temporário para cuidar de assuntos particulares e Baitala nomeou o atual secretário de Transportes, coronel Péricles de Matos, para acumular temporariamente o cargo.

As declarações de Baitala visaram sepultar qualquer suspeita de crise administrativa, principalmente vindo de Zuber, cuja indicação foi vista como símbolo do apoio que ele recebeu de influentes segmentos do agronegócio durante o período eleitoral, e tudo o que este setor representa na economia de Guarapuava.

Ao falar de seriedade na gestão, o prefeito exemplificou que o ruralista Johan Zuber é um empresário bem-sucedido e se propôs a trabalhar em tempo integral para a administração municipal. Já com o pedido de licença, o secretário pode se dedicar exclusivamente a assuntos pessoais, sem direito a receber o vencimento do cargo comissionado. Baitala não falou, mas é óbvio que sugeriu que muitos, no lugar de Zuber, permaneceriam na Secretaria e tratariam dali, sem pedir afastamento, de questões particulares.

Por sua vez, Zuber explicou que desde que assumiu a Secretaria, em abril último, já havia antecipado a Baitala que se licenciaria na temporada de colheita e plantio de lavouras para trabalhar em sua fazenda. "Como sou transparente com a administração, pedi licença", reiterou. 

Péricles de Matos e Johan Zuber apareceram juntos em público na reunião com a direção estadual do Ministério Público, na tarde desta quinta-feira, no auditório do Paço Municipal. “Estamos todos em perfeita harmonia, trabalhando com o prefeito Baitala e pela comunidade, que é nosso objetivo maior”, disse Zuber. Ele previu que retorna à Secretaria até o final do mês de novembro.

Últimas Notícias

RESPEITO