Segurança > SEGURANÇA

Furtos, roubos e tráfico de drogas: os números preocupantes da segurança pública em Guarapuava

Furtos aumentam 65%, roubos 56% e crimes ligados a drogas mais que dobram no terceiro trimestre de 2025, segundo a Polícia Militar

21/10/2025
Autoridades do setor de segurança expõem a realidade que faz parte do cotidiano da população de Guarapuava, principalmente de quem mora nos bairrosAutoridades do setor de segurança expõem a realidade que faz parte do cotidiano da população de Guarapuava, principalmente de quem mora nos bairros

Dados divulgados pelo 16º Batalhão da Polícia Militar revelam um salto expressivo nos índices de criminalidade em Guarapuava no terceiro trimestre de 2025: os furtos cresceram 65,22%, passando de 299 para 494 casos em relação ao mesmo período do ano anterior; os roubos aumentaram 56,67%, totalizando 47 ocorrências. Também houve alta nos crimes ligados a drogas – com crescimento de 133% nos registros de tráfico e 225% nos de porte para uso pessoal – e 487 denúncias de violência doméstica. Em contraste, as mortes violentas caíram de 14 para 4 casos, uma redução de mais de 70%.

Em meio a esse cenário, uma reunião procurou traçar o perfil desses crimes, com a participação de empresários, Polícia Militar, Polícia Civil, Gaeco, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, além de vereadores, secretários municipais e empresários do setor comercial. O objetivo foi traçar ações conjuntas de combate à criminalidade, que tem impactado diretamente a segurança pública e o desempenho econômico da cidade.

Para a promotora de Justiça Dúnia Serpa Rampazzo, a atual onda de furtos e roubos precisa ser entendida como um fenômeno que ultrapassa os limites da repressão policial. “Esses crimes afetam a economia local, comprometem a sensação de segurança e desestimulam o empreendedorismo”, afirmou. Ela defendeu uma atuação articulada entre instituições públicas, iniciativa privada e a comunidade.

Entre as propostas debatidas estão o reforço na instalação de câmeras de monitoramento, melhoria da iluminação pública, capacitação de funcionários para situações de risco e a criação de uma rede de comerciantes vigilantes, com comunicação direta com as forças policiais, inclusive por meio de grupos de WhatsApp e atuação conjunta com o Conselho Municipal de Segurança.

Os dados da Polícia Civil também chamaram atenção: até setembro deste ano, foram registrados 2.072 boletins de ocorrência por estelionato e golpes – a maioria, fraudes virtuais e crimes financeiros. Do total, 766 casos seguem sob investigação e 75 resultaram em medidas cautelares. O crime de estelionato, segundo os investigadores, é hoje um dos mais recorrentes e de maior impacto econômico na cidade.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apresentou, por sua vez, um panorama das operações em curso no combate ao crime organizado e reiterou a importância da colaboração entre os setores público e privado para enfraquecer as estruturas que sustentam essas práticas.

A reunião foi encerrada com o compromisso de ampliar a cooperação entre as partes envolvidas. Os empresários se sentem como um dos setores mais lesados pela ação dos criminosos,conforme assinalou a presidente da Associação Comercial, Maria Inês Guiné.

Mas a grande maioria dos crimes, segundo apontam os boletins de ocorrência, está na periferia da cidade. Os casos de furtos e roubos atingem cidadãos humildes, numa sequência de casos diários, onde a falta de um botijão de gás já é muito. Preocupa, também, o fato de que bandidos usarem armas de fogo para praticar até o roubo de bicicleta e celular, como aconteceu nesta segunda-feira, no bairro Morro Alto. Na Vila Bela, um pequeno "food-truck" teve até os fios de energia elétrica, com cobre, furtados. 

No setor de narcóticos, a situação é mais pesada. Pelo menos três grandes operações, envolvendo expressivo contingente de policiais, foram verificadas em Guarapuava neste ano, com dezenas de prisões. O número de ações, uma próxima da outra, e de narcotraficantes presentes na cidade, assustou a população. 

Últimas Notícias

AMOR QR CODE