Violência política deixa dez mortos; Paraná lidera registros, diz governo
Balanço federal reúne 45 ocorrências entre 24 e 28 de outubro; Ministério da Justiça anuncia medidas para investigar os casos
28/10/2026
Corregedorias deverão prestar informações sobre episódios com suspeita de envolvimento de policiais durante o período eleitoralDez pessoas morreram em episódios sob apuração por possível relação com o contexto eleitoral entre sábado (24) e quarta-feira (28), segundo balanço divulgado pelo governo federal. O levantamento contabilizou 45 ocorrências e 47 vítimas. Três das pessoas mortas eram indígenas.
O Paraná concentrou o maior número de registros, seguido por São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. A divulgação não apresentou, no material consultado, a distribuição numérica por estado.
▪ Veja também
- Flávio Bolsonaro recua em carta, e aliados rejeitam contestação da eleição
- Flávio Bolsonaro se declara “presidente eleito” em carta e depois altera texto
- PF investiga saída de Flávio Bolsonaro do Brasil após restrição do STF
- Presidente do TSE defende resultado das eleições e diz que votação foi segura
- Lula prioriza PEC da Segurança e Orçamento de 2027 no Congresso
Diante dos casos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou medidas de prevenção e investigação. A pasta solicitou informações às corregedorias das polícias estaduais e do Distrito Federal sobre episódios com suspeita de participação de agentes das corporações.
O levantamento reúne denúncias de agressão, ameaça, intimidação e outras formas de violência. A relação de cada ocorrência com a disputa política depende da apuração.
Todo mundo fala
-
ELEIÇÕES 2026Guarapuava elege três estaduais; Estacho deve assumir na Câmara Federal -
ELEIÇÕES 2026Paraná elege 30 deputados federais; veja eleitos, suplentes e votação completa -
ELEIÇÕES 2026Gabriely Montalde ainda enfrenta repercussão nas redes após a polêmica do Copacabana Palace -
SEGURANÇAPolicia prende suspeitos por execução em Guarapuava; atualizações por aqui
