Lula prioriza PEC da Segurança e Orçamento de 2027 no Congresso
Planalto busca negociar propostas antes da posse dos novos parlamentares; criação de ministério depende de articulação política e recursos
28/10/2026
Negociação do planejamento de despesas definirá o espaço financeiro para compromissos assumidos durante a campanha presidencialO governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu a PEC da Segurança Pública e o Orçamento de 2027 como prioridades no Congresso até o fim deste ano.
O Planalto pretende negociar com a atual composição da Câmara e do Senado antes da posse dos novos parlamentares, em fevereiro. A próxima legislatura terá uma oposição fortalecida.
▪ Veja também
- Flávio Bolsonaro recua em carta, e aliados rejeitam contestação da eleição
- Flávio Bolsonaro se declara “presidente eleito” em carta e depois altera texto
- PF investiga saída de Flávio Bolsonaro do Brasil após restrição do STF
- Presidente do TSE defende resultado das eleições e diz que votação foi segura
- Violência política deixa dez mortos; Paraná lidera registros, diz governo
A proposta de emenda à Constituição amplia as atribuições da União na segurança pública. Lula vincula a criação de um ministério específico para a área à aprovação do texto.
O governo também pretende discutir a previsão de recursos para a eventual pasta no Orçamento de 2027. A negociação envolve a escolha das promessas de campanha que poderão ser incorporadas ao planejamento de despesas do primeiro ano do novo mandato.
Outra frente de articulação são as indicações para agências e órgãos reguladores, que dependem de aprovação do Senado.
Todo mundo fala
-
ELEIÇÕES 2026Guarapuava elege três estaduais; Estacho deve assumir na Câmara Federal -
ELEIÇÕES 2026Paraná elege 30 deputados federais; veja eleitos, suplentes e votação completa -
ELEIÇÕES 2026Gabriely Montalde ainda enfrenta repercussão nas redes após a polêmica do Copacabana Palace -
SEGURANÇAPolicia prende suspeitos por execução em Guarapuava; atualizações por aqui

