Geral > ENSINO SUPERIOR

Saúde e educação em novo ciclo com a medicina da UniGuairacá

Aula magna abriu o curso nesta quinta-feira

07/08/2025

O Centro Universitário UniGuairacá realizou na tarde desta quinta-feira (07), a Aula Magna da primeira turma do curso de Medicina, um sonho antigo da comunidade acadêmica, que agora se concretiza.

O prefeito Denilson Baitala reforçou que a implantação da graduação é um passo fundamental para consolidar Guarapuava como um polo de educação e saúde no Paraná. “Com esse curso, vamos formar profissionais qualificados aqui mesmo, evitando a evasão de talentos e garantindo mais médicos atuando em nossa cidade e região”, disse.

A solenidade teve como palestrante principal o médico, deputado federal e atual secretário de Estado da Saúde, Dr. Carlos Alberto Gebrim Preto, conhecido como Beto Preto, referência nacional em gestão de saúde pública. Durante sua fala, ele parabenizou a instituição pela conquista e destacou o impacto que a nova graduação terá no fortalecimento da rede de saúde em todo o Paraná.

“Muita sorte para os novos alunos de medicina. Vocês vão passar por muitos momentos juntos nos próximos seis anos. Sempre digo que ser médico é mais do que uma profissão, é um compromisso de vida com o próximo. Essa nova faculdade vai formar profissionais que não apenas atenderão pacientes, mas também transformarão realidades”, afirmou Beto Preto.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, além das já mencionadas, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; Deputado Estadual Artagão Junior; o reitor da UniGuairacá, Juarez Matias Soares; o secretário municipal de Saúde, Márcio Brunsfeld; além de outros secretários municipais e representantes de entidades e lideranças da região.

Para Aldo Bona, a chegada do curso de Medicina representa um salto de desenvolvimento para Guarapuava. “Quero parabenizar a todos. Um curso como este vai atrair novos talentos, impulsionar pesquisas e gerar oportunidades que vão muito além da sala de aula”, destacou.

Além de ampliar o acesso à formação médica, o novo curso deve movimentar a economia local, atrair estudantes de várias regiões do Brasil e estimular a instalação de novas clínicas, hospitais, laboratórios e centros de pesquisa, consolidando o município como referência em saúde e educação no interior do Estado.

Últimas Notícias

Seletiva Internet