Avanço da frente fria pode trazer tempestades para a Região de Guarapuava
Fenômeno é esperado a partir da meia-noite deste domingo para segunda-feira e coloca Defesa Civil em alerta
12/10/2025
Uma frente fria que avança lentamente pelo Sul do Brasil provocou uma mudança abrupta nas condições climáticas no Paraná neste domingo, trazendo chuvas intensas, rajadas de vento e risco de granizo em diversas regiões do estado.
Segundo Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná, o tempo se mantém “bastante instável” ao longo do dia, com o avanço das instabilidades inicialmente nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste, e posterior deslocamento para o restante do território paranaense. “As tempestades devem atingir todas as regiões até a noite, com acumulados superiores a 50 milímetros, especialmente na metade oeste do estado”, afirmou Jacóbsen. Há previsão de rajadas de vento de até 70 km/h, alta incidência de raios e possibilidade de queda pontual de granizo.
Mapa meteorológico do Simepar mostra áreas de instabilidade em várias regiões do Paraná
Em Guarapuava, os efeitos do sistema já são sentidos desde a madrugada. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros colocaram equipes de prontidão, sobretudo em áreas consideradas de risco, próximas a rios e com histórico de alagamentos.
“As equipes estão em estado de alerta. O principal foco neste momento é garantir resposta rápida em caso de emergências, especialmente em comunidades vulneráveis”, informou o secretário municipal de Comunicação Social, Rafael Markus, que acompanha as equipes de monitoramento.
Recomendações à população
As autoridades orientam os moradores a evitarem deslocamentos desnecessários, principalmente durante as horas mais críticas do temporal, previstas entre a meia-noite de domingo e a manhã de segunda-feira.
A população também deve permanecer atenta a sinais de alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores, além de evitar o contato com fios de energia danificados ou vias alagadas.
Em caso de emergência, os contatos disponíveis são:
- Corpo de Bombeiros: 193
- Defesa Civil de Guarapuava: (42) 99970-9482
Contexto Climático
O fenômeno está associado ao avanço de uma frente fria que atua em conjunto com um sistema de baixa pressão atmosférica no Sul do país. Esse tipo de formação meteorológica é comum na primavera, período de transição entre o clima seco do inverno e o regime mais úmido do verão, mas pode ganhar intensidade devido ao acúmulo de calor e umidade na atmosfera.
Meteorologistas seguem monitorando a evolução do sistema ao longo das próximas 24 horas. Novos alertas podem ser emitidos caso as condições se agravem.
▪ Veja também
- Chuvas e temperatura instável nas duas primeiras semanas de outubro
- Calor fora de época e tempestades marcam setembro no Paraná; Guarapuava teve rajadas acima de 60 km/h e mínima de 2°C
- Fenômeno climático que atingiu Santa Maria do Oeste foi um tornado
- Temporal devasta municípios do Paraná, com ventos de até 121 km/h e milhares de pessoas afetadas
- Vendaval de 63 km/h e 92 mm de chuva causam destelhamentos e queda de árvore; áreas de risco são monitoradas
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto
-
PERSONAGesto de policial em Guarapuava transformou a vida da pequena Júlia
-
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores