Regularização fundiária mobiliza administração municipal e investidores em Guarapuava
Paraná quer ser o estado com maior índice de imóveis registrados no Brasil
19/08/2025
Debates sobre práticas, impactos, propostas e soluções voltadas à regularização fundiária foram a tônica de um encontro em Guarapuava com especialistas da "Caravana REURB", promovido pela Secretaria Municipal de Habitação, em parceria com o Registro de Imóveis do Brasil – Seção Paraná (RIB-PR), nesta segunda-feira (18) no auditório da Unidade 1 da Faculdade Guarapuava.
Com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil, o encontro destacou que a Regularização Fundiária Urbana (REURB) é um processo essencial para legalizar imóveis em áreas urbanas informais, ou seja, aqueles que não possuem registro ou estão em desacordo com a legislação urbanística.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA CAUSA IMPACTO SOBRE O SETOR IMOBILIÁRIO
O presidente do Registro de Imóveis do Brasil – Seção Paraná, Luis Flávio Fidelis Gonçalves, explicou a origem e o objetivo da Caravana da REURB. "A caravana foi lançada em Curitiba e agora chega a Guarapuava, com próximas edições previstas para Cascavel e Cornélio Procópio. Nosso propósito é apresentar item por item da lei, orientando o poder público local sobre como aplicar a regularização fundiária de maneira a beneficiar tanto a administração municipal quanto a população”, detalhou.
O presidente Registro de Imóveis do Brasil também ressaltou os resultados já alcançados e as metas do projeto no Paraná. “Nosso objetivo é transformar o Paraná no estado que mais regulariza imóveis no Brasil. Já alcançamos cerca de 35 mil unidades regularizadas e queremos ir além, ultrapassando 50 ou até 60 mil imóveis. Com esse avanço, buscamos tornar o Paraná uma referência nacional em regularização fundiária”.
LEIA MAIS
>>> Audiência pública define o futuro do zoneamento urbano em Entre Rios
O diretor de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Habitação, Christiam Andrade , salientou que o setor foi criado justamente para cuidar de todos os processos nessa área em Guarapuava.
"O evento foi uma grande conquista, pois conseguimos trazer as equipes técnicas do Registro de Imóveis do Brasil para orientar não apenas os servidores do município, mas também representantes de outras cidades da região. A proposta é ensinar, de forma prática e detalhada, o passo a passo da regularização fundiária, fortalecendo a atuação de todos os profissionais envolvidos nesse processo”, esclareceu.
▪ Veja também
- Hotelaria: entenda as novas regras de hospedagem que entram em vigor em dezembro
- Com alta de 20,7%, Paraná consolida vice-liderança no valor da produção florestal
- Setor de alimentação tem 43% das empresas com lucro em agosto
- Produção florestal do país cresce 16,7% e chega a R$ 44,3 bi em 2024
- Começam os estudos para reformar o "novo" aeroporto de Guarapuava