Marcas permanentes: como manter a tradição de um produto entre as gerações
Produto centenário está presente entre consumidores há décadas
05/10/2025
Em um mercado cada vez mais acelerado e competitivo, poucas empresas conseguem atravessar décadas mantendo-se relevantes e presentes na vida dos consumidores. Mais raro ainda é quando um produto consegue se tornar parte da memória afetiva de diferentes gerações, ocupando espaço tanto no passado quanto no presente das famílias brasileiras. Esse é o caso da Minancora, marca centenária que continua se reinventando sem abrir mão de sua essência.
Para a Dra. Lourdes Maria Duarte, gestora presidente da Minancora, a longevidade de uma marca depende de equilíbrio. “É preciso preservar aquilo que está no imaginário coletivo das pessoas, a tradição, a confiança e a eficácia, ao mesmo tempo em que nos abrimos às transformações culturais, sociais e tecnológicas. Só assim uma marca consegue dialogar tanto com quem a conhece desde a infância quanto com os novos consumidores”, explica.
Segundo a executiva, a autenticidade é um dos principais ativos de uma marca geracional. Produtos que atravessam o tempo geralmente estão associados a experiências familiares, como o cuidado recebido dos pais ou avós. No entanto, o desafio é continuar relevante para as novas gerações, que têm comportamentos e expectativas diferentes. “A inovação deve andar lado a lado com a tradição. Isso significa atualizar linguagens, formatos e canais de comunicação sem perder a identidade que tornou a marca respeitada ao longo dos anos”, destaca Dra. Lourdes.
Esse processo de reinvenção constante envolve desde a modernização de embalagens até a ampliação do portfólio, acompanhando as necessidades contemporâneas de saúde, beleza e bem-estar. Ao mesmo tempo, é fundamental reforçar o legado histórico e a confiança já construída, mostrando que tradição e inovação não são opostos, mas complementares.
“Marcas que se tornam geracionais não são apenas lembradas: elas são vividas. Estão presentes nos lares, nas memórias e nos cuidados diários. E, quando conseguem unir essa herança com a capacidade de se adaptar, garantem não apenas longevidade, mas também relevância para o futuro”, conclui a gestora.
▪ Veja também
- Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço
- Extrair petróleo na Foz do Amazonas vai requerer novo aval, diz Lula
- E-commerce: Paraná tem taxa de crescimento de 15% em envios nacionais no 3º trimestre de 2025
- Guarapuava é o 2º lugar no Paraná em microcréditos
- Nova queijaria com selo de qualidade ajuda a fortalecer agricultura familiar em Guarapuava
Todo mundo fala
-
TRAGÉDIACiclone extratropical deixa um rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu -
TRAGÉDIAHospitais de Guarapuava atingem lotação máxima com vítimas do tornado; uma pessoa morta no Cadeado -
JUSTIÇA Rodrigo Neumann Pires é condenado a 27,6 anos de prisão -
JUSTIÇA Procon pede ao MP investigação sobre possível "cartel" de postos em Guarapuava


