Economia > NEGÓCIOS

Maioria dos paranaenses vive em casas próprias, aponta IBGE

Um terço dos domicílios são habitados por duas pessoas

24/08/2025
Guarapuava ainda é considerada uma cidade Guarapuava ainda é considerada uma cidade "linear", com muitos vazios urbanos. A principal prioridade da atual gestão municipal é construir de 2.000 a 3.000 casas populares, para suprir o grande déficit habitacional

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2024, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo IBGE, mostra que o Paraná se destaca em indicadores habitacionais acima da média brasileira. O levantamento revela que 10,4 milhões de pessoas vivem em casas no estado – 86,2% dos domicílios – enquanto 1,3 milhão moram em apartamentos.

A estrutura da posse de imóveis acompanha uma tendência nacional: 57% dos paranaenses (6,7 milhões) residem em moradias próprias já quitadas, proporção próxima à média do país (61,6%). Outros 23,8% (2,3 milhões) vivem em imóveis alugados, enquanto 10% ainda estão pagando a casa própria. Apenas 0,2% estão em condições consideradas precárias.

Os dados também refletem o nível de consumo de bens duráveis. Quase todas as 4,3 milhões de residências do Paraná possuem geladeira, e 86% contam com máquina de lavar. Um terço das famílias tem carro, e cerca de um quarto possui motocicleta. O número de lares com ambos os veículos chega a 817 mil.

No recorte de saneamento, o Paraná apresenta cobertura acima da média nacional: 90,4% dos domicílios têm acesso à rede de água encanada, frente a 86,3% no Brasil. A coleta de lixo atinge 95,4% dos lares – também superior à média brasileira, de 93,1%. O acesso à energia elétrica e a banheiro exclusivo é praticamente universal.

A pesquisa aponta ainda mudanças na composição das famílias: 30,4% dos domicílios são habitados por apenas duas pessoas e 17,6% por moradores sozinhos, sinalizando avanço das unidades unipessoais. Do total, 2,9 milhões de lares são nucleares (casal com ou sem filhos), 555 mil são arranjos estendidos e 47 mil são compostos.

Com população estimada em 11,8 milhões de habitantes, o estado tem leve predominância feminina (50,9%). O envelhecimento demográfico também é perceptível: quase 2 milhões de paranaenses têm mais de 60 anos, número que se aproxima da população de 0 a 14 anos (2,3 milhões).

Últimas Notícias

RESPEITO