Economia > GOVERNO

Pista do Aeroporto de Guarapuava está liberada para pousos e decolagens

Sondagens de solo fazem parte do levantamento geológico e topográfico, para obras de ampliação do Tancredo Thomas de Faria

11/10/2025
Técnicos solicitaram interdição temporária para pesquisar o solo e verificar se a camada por baixo da pista existente comporta aeronaves acima de 120 passageirosTécnicos solicitaram interdição temporária para pesquisar o solo e verificar se a camada por baixo da pista existente comporta aeronaves acima de 120 passageiros

A pista do Aeroporto de Guarapuava está liberada para pousos e decolagens a partir desta sexta-feira (10). A liberação ocorre após a conclusão da primeira fase dos estudos técnicos e topográficos realizados no local.

A pista havia sido interditada no último dia 06 de outubro, para que fossem realizadas sondagens no solo da pista, do pátio e do acesso ao terminal. Esses estudos foram fundamentais para avaliar as condições estruturais e orientar o projeto de ampliação do aeroporto.

As sondagens ainda continuam nas áreas ao redor do aeroporto, mas não interferem na operação da pista, permitindo o retorno das atividades aéreas.

A pesquisa de solo verifica o adensamento na pista atual, para se saber a capacidade de peso que a pista comporta, já que foi originalmente construída para aeronaves com até 70 passageiros e o objetivo é ampliar para acima de 120 passageiros. Uma estimativa inicial é de que será necessário colocar uma capa de pavimento de 15 centímetros sobre a pista atual, mas, antes, é preciso ver a compactação do solo sob essa área. O mesmo adensamento e espessura será efetuado sobre o alargamento da lateral e alargamento da pista, que hoje tem 1.200 metros e deverá chegar a 1.800 metros. 

Para ser executado, o novo projeto dependerá de investimentos do Governo do Estado, estimados em cerca de R$ 50 milhões.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio Agner, os trabalhos de solo fazem parte da preparação para o projeto técnico de reforma e modernização. A expectativa é que, com a finalização dos estudos, o município possa iniciar as obras e, em breve, retomar os voos comerciais regulares em Guarapuava.

Atualmente, o Aeroporto Municipal opera apenas com aeronaves de pequeno porte. O último voo da empresa Azul Linhas Aereas, entre Guarapuava e Curitiba, foi em setembro. Prefeitura e entidades pretendem modernizar o sítio aeroportuário local, com ampliação da pista, da estação de passageiros e instação de equipamentos de navegação noturno, e, na sequência, negociar o retorno de grandes empresas aéreas.

Últimas Notícias

DOE SANGUE