Brasil discute papel da matemática na economia digital em evento na B3
Proposta é reconfigurar a disciplina para fortalecer ensino financeiro
19/08/2025
A matemática, frequentemente vista apenas como disciplina escolar, está no centro de uma disputa estratégica: garantir que o Brasil esteja preparado para competir em uma economia cada vez mais digital. Esse será o tema do painel “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital”, que acontece nesta quarta-feira (20) na B3, em São Paulo.
O encontro, organizado pelo Instituto Sidarta em parceria com B3 Social, Fundação Itaú e o centro de pesquisa Iede, reunirá educadores, formuladores de políticas públicas e líderes empresariais. A proposta é avaliar como o ensino da matemática pode ser reconfigurado para atender às demandas de um mundo em que inteligência artificial, análise de dados e automação redefinem os empregos e a competitividade econômica.
Recomendado para você
Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta, resume o desafio: “Retomar o pensamento matemático e compreender os algoritmos é essencial para que possamos ocupar, de forma consciente e protagonista, o lugar que nos cabe no desenho desse novo futuro”.
Entre os convidados, estarão Jo Boaler, professora de Stanford e referência em inovação pedagógica, Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e Alexsandro Santos, diretor do Ministério da Educação.
A primeira mesa, intitulada Qual Matemática estamos falando, abordará a necessidade de atualizar o currículo escolar para além da repetição de cálculos, privilegiando o letramento em dados e a capacidade de pensamento crítico. Boaler observa que limitar os estudantes à execução de operações que computadores já realizam “é restringir seu potencial”. O futuro, argumenta, depende de formar indivíduos capazes de questionar, interpretar informações e aplicar a matemática de maneira criativa.
O debate se conecta a um tema sensível para o Brasil: a baixa proficiência em matemática. Em avaliações internacionais, o país ocupa posições distantes das economias avançadas, o que reforça a percepção de que a falta de base numérica pode comprometer sua inserção em setores estratégicos da economia digital.
Após as mesas de discussão, será exibido o documentário Counted Out (Excluídos pela Matemática), da diretora Vicki Abeles, que discute como a exclusão matemática aprofunda desigualdades sociais e econômicas.
A expectativa é que o evento ajude a articular iniciativas entre setor privado, governo e educação, em um momento em que o Brasil precisa equilibrar a urgência social de melhorar o aprendizado básico e a necessidade estratégica de preparar mão de obra para a nova economia digital.
▪ Veja também
- Saiba quem deve declarar Imposto de Renda em 2026
- Paraná adere a plano federal e reforça estratégia de amortecimento do diesel em meio à pressão global
- Governo federal endurece regras de acesso ao aplicativo SouGov.br
- Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça
- Governo tem déficit de R$ 30 bilhões em fevereiro
Todo mundo fala
-
SEGURANÇATrês suspeitos morrem em confronto com a PM em Guarapuava -
TRÂNSITO Adolescente de 15 anos dirige SUV e provoca acidente com três veículos no centro de Guarapuava -
PINHÃO Mistério: homem é encontrado morto com marcas de tiros no rosto -
SEGURANÇAFurtos em série atingem Guarapuava; carro é levado e recuperado horas depois


