Geral > ACONTECE

Guarapuava inicia o Outubro Rosa com programação que une prevenção, cuidado e informação

Ações de saúde, beleza e apoio às mulheres marcaram o início das atividades do mês dedicado à luta contra o câncer de mama

05/10/2025

A Prefeitura de Guarapuava, em parceria com as secretarias municipais, Câmara Municipal, e diversas instituições, realizou neste sábado (04) a abertura oficial das atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. O evento aconteceu na Praça Cândido Xavier, em frente à Prefeitura, e reuniu grande público ao longo do dia, das 10h às 16h.

Durante a abertura, a vice-prefeita Rosângela Virmond destacou a importância do engajamento coletivo na campanha. “Hoje, super lançamento do Guarapuava Rosa, um lançamento da nossa campanha Outubro Rosa. Queremos agradecer a parceria da Câmara de Vereadores, de todos os secretários municipais e dos parceiros que estão conosco”, afirmou.

A programação contou com diversas ações voltadas às mulheres, com atendimentos nas áreas de saúde, bem-estar e orientação. Profissionais ofereceram orientação nutricional, massagem fisioterapêutica, aferição de pressão arterial, medição de glicose e orientações preventivas. Também foram disponibilizados serviços de massagem terapêutica, design de sobrancelhas e esmaltação de unhas, além de orientação jurídica, aconselhamento pastoral e roda de conversa sobre redes de apoio às famílias.

O evento também contou com atividades culturais, apresentações de dança, pintura facial para as crianças e praça de alimentação com diversas opções gastronômicas, tornando o dia ainda mais especial para toda a comunidade.

O prefeito Denilson Baitala agradeceu a participação de todos e reforçou o compromisso da gestão com a saúde da mulher. “Guarapuava Rosa, mulherada! A partir de segunda-feira, todas fazendo os exames. No dia 18, as unidades de saúde de Guarapuava estarão realizando os exames preventivos. Nos últimos cinco anos, mais de 100 mulheres perderam a vida pelo câncer. Vamos lá, mulherada, vamos fazer o exame. Cuide-se!”, destacou.

Ao longo do mês de outubro, a campanha Guarapuava Rosa seguirá com uma série de atividades em toda a cidade, incluindo Dia D de vacinação, coletas de exames preventivos, caminhadas, ações com o grupo de ciclismo, mutirão de empregos voltado para mulheres e palestras.

Encontro marcou o início das atividades, com foco na prevenção e no bem-estar feminino

Durante o evento, foram oferecidos serviços gratuitos à comunidade, como vacinação contra HPV, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, orientações sobre alimentação saudável e cuidados com a pele. Também houve atividades culturais, oficinas e atendimentos de beleza e relaxamento.

A ação contou com a participação da Unicentro, Centro Universitário Campo Real, Polícia Penal do Paraná, Rotary Club, OAB Guarapuava e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social marcou presença no evento, levando as mulheres atendidas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) para participarem das atividades e conhecerem os serviços disponíveis. “A Secretaria trouxe todos os seus serviços para orientar a população. Trouxemos também uma oficina de chaveiros de crochê, com corações nas cores rosa e pink, para incentivar o cuidado e a conscientização. É um momento importante de acolhimento e troca entre as mulheres”, destacou a secretária Helena Alves.

Durante todo o dia, o público pôde participar de apresentações culturais, receber cuidados estéticos oferecidos pela Polícia Penal do Paraná, conhecer produtos artesanais do projeto Mulheres em Ação, apoiado pelo Rotary Club, além de aproveitar os serviços de saúde e bem-estar.

A coordenadora do curso de Biomedicina da Campo Real, professora Lidiane Fernandes, destacou a importância do trabalho integrado entre diferentes áreas da saúde no atendimento à população. “Nós precisamos pensar numa saúde multiprofissional. Todo profissional de saúde, ou todos os futuros profissionais de saúde como é o caso dos nossos alunos envolvidos nas ações de hoje, vêm contribuir com essas mulheres e com o público deste sábado, trazendo orientações e cuidados. A gente precisa cuidar da saúde como um todo, e não apenas esperar os sintomas aparecerem. A nossa intenção hoje, aqui enquanto Centro Universitário Campo Real, é justamente reforçar a importância da prevenção, de tomar alguns cuidados antes que a doença apareça”, afirmou Lidiane. 

A moradora Ivone Batista, que participou das atividades, elogiou a iniciativa. “Está sendo ótimo, porque é uma coisa diferente, com vários conhecimentos, tanto na área da saúde como no geral. Participei das massagens e assisti a uma apresentação. Esse tipo de ação incentiva a prevenção, e todas as mulheres devem ficar atentas. O câncer é algo muito sério, e a maioria só se preocupa quando os sintomas aparecem. É importante fazer os exames preventivos e acompanhar nas UBS”, afirmou.

A  OAB Guarapuava também estava participando do evento com orientações jurídicas e sessões de massagem. A presidente da subseção, Hamidy Kassmas, falou sobre o papel da entidade na promoção da saúde e da prevenção. “Estamos oferecendo massagem e esclarecimento jurídico sobre os direitos das mulheres com câncer e os benefícios que elas têm. A OAB tem um papel importante nas campanhas de conscientização, trazendo médicos, psicólogos e promovendo palestras e eventos de orientação”, destacou Hamidy.

O evento marca o início da programação do Outubro Rosa em Guarapuava, que seguirá com diversas ações ao longo do mês, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher.

Últimas Notícias

Seletiva Internet