Perseguição policial termina com suspeito morto e três foragidos em Pinhão
Apesar dos esforços dos policiais, baixo efetivo da PM continua sendo um dos desafios da segurança pública na região
27/07/2025
Uma tentativa de roubo e sequestro terminou em confronto armado entre criminosos e policiais do 16⁰ Batalhão da PM e da Polícia Civil em Pinhão, no início da noite deste sábado (26). A operação, que envolveu perseguição na PR-170 e troca de tiros, resultou na morte de um dos suspeitos e na fuga de outros três, que continuam sendo procurados.
O incidente ocorreu por volta das 18h30, na rodovia que liga Pinhão a Guarapuava. Tudo começou dentro do município de Pinhão, no distrito de Faxinal do Céu, segundo informações da Polícia Militar, onde quatro homens armados abordaram uma vítima em frente a uma residência, obrigando-a a levá-los até outra pessoa. A suspeita inicial é de um assalto, porque um carro (Chevrolet Cruze) foi levado – mas os investigadores apuram se há outras implicações.
A situação se complicou quando os bandidos chegaram ao segundo endereço. Uma das vítimas conseguiu fugir e, apesar de ter sido alvejada por um tiro, sobreviveu. A segunda vítima escapou pelo meio de uma mata e acionou a polícia.
Durante o patrulhamento, os policiais localizaram o veículo roubado trafegando pela rodovia. Ao se deparar com a viatura, o grupo criminoso reagiu: três homens fugiram para a mata, disparando contra os policiais. O quarto suspeito prosseguiu com o veículo, atirando em direção às viaturas e colocando outros motoristas em risco.
Imagens registradas por agentes da Polícia Civil de Pinhão durante a perseguição aos criminosos
A perseguição terminou com troca de tiros. O motorista foi baleado e morreu no local. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola Taurus G2C, calibre 9mm. No interior do carro foram encontrados documentos pertencentes a terceiros, possivelmente relacionados aos demais envolvidos.
Os policiais também localizaram, nas imediações do primeiro crime, um segundo veículo supostamente utilizado pelo grupo. A cena foi isolada e periciada. O corpo do suspeito foi recolhido pelo Instituto Médico Legal.
Embora o caso tenha ocorrido em uma área rural, ele reflete uma crescente preocupação com o avanço do crime organizado em regiões do interior.
A exemplo de Guarapuava, Pinhão está situado num entroncamento que liga a várias regiões, favorecendo rotas de fugas e acesso a comunidades com baixo contingente policial.
A área territorial coberta pelo 16⁰ Batalhão é a maior do Paraná, mas seu efetivo não é o suficiente para dar cobertura efetiva às demandas. Assim mesmo, o contingente existente se esforça com os recursos disponíveis, embora, tecnicamente, essa não seja a metodologia adequada, pela sobrecarga que gera e, principalmente, pela vulnerabilidade que é sempre visualizada pelo crime organizado.
As buscas pelos três suspeitos, que conseguiram fugir, continuam.
Reportagem atualizada às 10 horas.
▪ Veja também
- Polícia alerta para boletos falsos da Sanepar em Guarapuava
- Aos 75 anos, homem busca romance e acaba vítima de golpe de R$ 870
- Moradores de rua tornam-se "caso de polícia" em Guarapuava
- Paraná: Operação Sinergia III é concluída com mais de 13 toneladas de drogas apreendidas
- Identificado os quatro corpos encontrados em área rural de Icaraíma
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
TRÂNSITO Motociclista morre em acidente na madrugada em Guarapuava
-
LUTORegina Dalzoto e Lídia Pereira serão sepultadas nesta segunda-feira (25), em Guarapuava
-
SEGURANÇA Mariluci não resiste, após 13 dias à cirurgia estética na Mater Dei