Paraguai abre fronteiras para acolher imigrantes
Migramóvil receberá brasileiros e outros estrangeiros em Ciudad del Este de 2 a 6 de novembro
01/11/2026
Inscrições podem ser feitas entre 2 e 4 de novembroA Direção Nacional de Migrações do Paraguai inicia nesta segunda-feira (2), em Ciudad del Este, uma nova etapa do Migramóvil, programa itinerante de documentação para estrangeiros. Brasileiros interessados em solicitar residência ou regularizar documentos poderão procurar o Centro Cultural Mangoré até sexta-feira (6), das 8h às 16h.
A cidade paraguaia fica na fronteira com Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O atendimento inclui pedidos de residência temporária e permanente, renovação e segunda via de carteiras, prorrogações e emissão de certificados.
Embora a etapa ocorra após o segundo turno das eleições brasileiras, o programa não foi criado em resposta ao resultado eleitoral. O calendário de 2026 foi divulgado em 6 de janeiro, com previsão de 22 edições ao longo do ano. A iniciativa atende estrangeiros de diferentes nacionalidades.
Brasileiros lideram autorizações de residência
O crescimento da procura brasileira já aparecia nos registros anteriores à eleição. No primeiro semestre de 2026, o Paraguai concedeu 22.628 autorizações de residência a brasileiros, segundo a Direção Nacional de Migrações.
Os brasileiros representaram aproximadamente 76% das 29.765 residências concedidas a estrangeiros no período. O percentual é calculado a partir dos números oficiais e reúne autorizações temporárias e permanentes. Esses registros não equivalem, necessariamente, ao total de pessoas que efetivamente se mudaram para o país.
Neste domingo (1º), o jornal paraguaio La Nación relatou a presença de brasileiros acampados nas proximidades do Centro Cultural Mangoré à espera do atendimento. Segundo a publicação, a formação antecipada de filas já ocorreu em outras edições deste ano.
Como será o atendimento
A página oficial informa a oferta de 250 senhas diárias na modalidade regular, com distribuição presencial a partir das 7h30. As senhas são pessoais, intransferíveis e válidas somente para o dia da emissão.
Os interessados devem comparecer com os documentos exigidos para o procedimento. A participação no mutirão não dispensa a análise documental nem garante aprovação do pedido.
Depois de Ciudad del Este, o Migramóvil estará em Pedro Juan Caballero, de 16 a 20 de novembro, na sede do governo departamental de Amambay, também das 8h às 16h.
Requisitos e taxas podem ser consultados no portal oficial da Direção Nacional de Migrações. O órgão disponibiliza ainda o telefone +595 21 411 2000 e o e-mail migraciones@migraciones.gov.py.
Todo mundo fala
-
ELEIÇÕES 2026Guarapuava elege três estaduais; Estacho deve assumir na Câmara Federal -
ELEIÇÕES 2026Paraná elege 30 deputados federais; veja eleitos, suplentes e votação completa -
ELEIÇÕES 2026Gabriely Montalde ainda enfrenta repercussão nas redes após a polêmica do Copacabana Palace -
SEGURANÇAPolicia prende suspeitos por execução em Guarapuava; atualizações por aqui

