Mulher é atacada por cão solto em Guarapuava; caso envolve omissão na guarda de animal
Vítima foi atacada quando descia do carro, e não foi a primeira vez, segundo ela
12/08/2025
Cuidadores de cães de rua podem ser responsabilizados (imagem ilustrativa)Uma mulher de 50 anos foi mordida na panturrilha por um cão solto na rua do Alto da XV, na manhã desta segunda-feira (11). O ataque ocorreu por volta das 9h30, quando a vítima descia de um veículo.
Segundo relato, a situação é recorrente, o que levou a acionamento policial. A moradora do local, que não é proprietária do animal, afirmou apenas alimentá-lo, junto a outros vizinhos.
Recomendado para você
O caso enquadra-se na natureza da “omissão de cautela na guarda de animais”, prevista no Código Civil brasileiro. De acordo com o artigo 936, o proprietário ou detentor do animal é responsável pelos danos que este causar, mesmo que haja culpa de terceiro ou do próprio animal.
A ausência de identificação clara do responsável pelo cão e o fato de que ele fica solto na via pública podem configurar negligência, sujeitando o responsável a responder por eventuais danos materiais e morais causados à vítima.
Além disso, o Estatuto de Proteção aos Animais do município de Guarapuava prevê regras para a guarda e circulação de animais domésticos, e o descumprimento pode gerar sanções administrativas.
A polícia comunicou o Canil Municipal e orientou as partes envolvidas, enquanto o boletim de ocorrência foi registrado para investigação e eventual responsabilização.
Todo mundo fala
-
TRÂNSITOAcidente com vários veículos interdita totalmente a Serra da Esperança -
CLIMAAlerta de tempestades: Guarapuava e Região Central do Paraná na rota de ventos de mais de 100 km/h -
OBITUÁRIOCorpo de Alindo Bagatoli será sepultado nesta sexta-feira; velório de Maria Terezinha Bottini Chaves foi em Curitiba -
TRAGÉDIAVentos na Serra do Cadeado, em Guarapuava, chegaram a até 250 km/h


