Mulher é atacada por cão solto em Guarapuava; caso envolve omissão na guarda de animal
Vítima foi atacada quando descia do carro, e não foi a primeira vez, segundo ela
12/08/2025
Uma mulher de 50 anos foi mordida na panturrilha por um cão solto na rua do Alto da XV, na manhã desta segunda-feira (11). O ataque ocorreu por volta das 9h30, quando a vítima descia de um veículo.
Segundo relato, a situação é recorrente, o que levou a acionamento policial. A moradora do local, que não é proprietária do animal, afirmou apenas alimentá-lo, junto a outros vizinhos.
O caso enquadra-se na natureza da “omissão de cautela na guarda de animais”, prevista no Código Civil brasileiro. De acordo com o artigo 936, o proprietário ou detentor do animal é responsável pelos danos que este causar, mesmo que haja culpa de terceiro ou do próprio animal.
A ausência de identificação clara do responsável pelo cão e o fato de que ele fica solto na via pública podem configurar negligência, sujeitando o responsável a responder por eventuais danos materiais e morais causados à vítima.
Além disso, o Estatuto de Proteção aos Animais do município de Guarapuava prevê regras para a guarda e circulação de animais domésticos, e o descumprimento pode gerar sanções administrativas.
A polícia comunicou o Canil Municipal e orientou as partes envolvidas, enquanto o boletim de ocorrência foi registrado para investigação e eventual responsabilização.
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto
-
PERSONAGesto de policial em Guarapuava transformou a vida da pequena Júlia
-
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores