Mais uma vítima cai no golpe do "negócio de ocasião" e faz o Pix
Criminosos se passam por vendedores e enganam compradores com falsas ofertas em redes sociais e aplicativos de mensagens
27/10/2025
SANTA MARIA DO OESTE – A promessa de um bom negócio continua sendo o principal chamariz para golpes aplicados por telefone e aplicativos de mensagens na região de Guarapuava.
No último sábado (26), um homem de 47 anos, residente em Santa Maria do Oeste , caiu em um golpe de estelionato ao tentar comprar um veículo anunciado em um grupo de vendas.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima relatou ter realizado uma transferência via Pix de R$ 5 mil para uma conta do Banco Bradesco, acreditando negociar diretamente com o proprietário do carro.
O suposto vendedor, que se comunicava por meio do WhatsApp, interrompeu o contato logo após o pagamento – um padrão já conhecido pelas autoridades.
O caso, registrado por volta das 11h15, reforça uma tendência que preocupa as forças de segurança: o avanço de crimes digitais em regiões onde a população ainda confia em negociações informais.
Segundo investigações recentes, golpes envolvendo a compra e venda de veículos usados e eletrodomésticos têm aumentado principalmente em pequenas cidades, impulsionados pela facilidade de acesso a pessoas com pouca informação.
Embora as plataformas digitais tenham ampliado as oportunidades de comércio, elas também abriram espaço para fraudes sofisticadas, que se valem da urgência e da aparência de “boa oferta” para enganar vítimas.
Os compradores devem desconfiar de preços muito abaixo do mercado, evitar transferências antecipadas e sempre confirmar a autenticidade do vendedor por meio de videochamadas ou encontro presencial em local seguro.
Todo mundo fala
-
SAÚDE Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve -
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto -
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores -
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular

