Com nova massa de ar polar, temperaturas negativas voltam ao Paraná no fim de semana
Termômetros devem ficar perto de 0⁰C
07/08/2025
Após a formação de uma nova frente fria no oceano, chuvas atingem o Paraná entre quinta e sexta-feira (7 e 8) e uma massa de ar polar chega ao Estado trazendo temperaturas negativas no fim de semana.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), serão pelo menos três dias gelados em praticamente todas as regiões paranaenses, com previsão de geada nas áreas que registrarem temperaturas abaixo de 5°C e pouca ocorrência de vento.
Esta quinta-feira amanheceu com maior concentração de nuvens baixas e também nevoeiros do Centro ao Leste do Estado. Há potencial para pancadas de chuva de fraca intensidade na faixa Leste.
Com o fim da chuva, virá o frio. Na retaguarda da frente fria, teremos o avanço de uma nova massa de ar polar, que provocará uma queda acentuada nas temperaturas em todo o Paraná.
As temperaturas mínimas serão registradas durante a noite de sexta-feira, fenômeno conhecido como inversão térmica, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e até mesmo em áreas do Noroeste.
As temperaturas mínimas ocorrerão à noite, e não pela manhã, como é registrado normalmente.
FIM DE SEMANA
O amanhecer de sábado (9) será muito frio, com temperaturas negativas no Centro-Sul, Sudeste e em alguns municípios do Sudoeste e dos Campos Gerais. Em localidades como Palmas e General Carneiro, as temperaturas poderão atingir -2°C.
Nestas regiões há possibilidade de geada moderada, que poderá ser forte em áreas de baixada e vales, onde a proteção contra o vento favorece ainda mais o fenômeno.
No domingo (10), o amanhecer permanecerá frio, com temperaturas negativas no Centro-Sul, Sudeste e em alguns pontos dos Campos Gerais. As temperaturas poderão variar entre -2°C no Centro-Sul e Extremo Sul, e 0°C no Sudeste e nos Campos Gerais.
PRÓXIMA SEMANA
Na segunda-feira (11), as temperaturas mínimas permanecerão abaixo de 10°C em grande parte do Paraná, com possibilidade de geada restrita ao Sudoeste e Centro-Sul.
“Isso ocorre porque a circulação marítima transportará umidade para o continente na faixa Leste e nos Campos Gerais, dificultando a queda acentuada da temperatura e a formação de geada nessas áreas, onde as mínimas ficarão em torno de 7°C a 8°C”, explica Furlan.
No Interior, o frio perderá força, e a massa de ar polar começará a se afastar, resultando em temperaturas mais elevadas.
▪ Veja também
- Vendaval de 63 km/h e 92 mm de chuva causam destelhamentos e queda de árvore; áreas de risco são monitoradas
- Tempestades atingem a Região Sul com ventos de até 98 km/h; Guarapuava registra fortes chuvas e Defesa Civil entra em alerta
- Domingo com sol pela manhã e tempestades à tarde e noite, em Guarapuava
- Frente fria anuncia início da primavera com chuva e queda brusca nas temperaturas em Guarapuava
- Região de Guarapuava registrou temperaturas abaixo de zero no inverno, perto de -3°C
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
SEGURANÇAGuarapuava é alvo de grande operação contra o narcotráfico nesta quarta-feira (3)
-
VILA CARLI Roubo e pânico na farmácia: assaltantes armados e encapuzados acabam presos
-
SEGURANÇAPreso o líder da quadrilha acusada de fraudes contra transportadoras