Unicentro recebe R$ 1,5 milhão para transformar Guarapuava em polo de saúde digital
Programa vai implementar prontuários com acompanhamento por IA
05/06/2025
O município de Guarapuava está prestes a entrar no mapa da inovação em saúde pública. Pelo menos é o que se propõe a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que foi contemplada com R$ 1,5 milhão em bolsas de estudo por meio do programa federal PET-Saúde: Informação e Saúde Digital, vinculado ao Ministério da Saúde. O valor será investido em um projeto ambicioso: digitalizar e modernizar os serviços do SUS na rede pública de saúde.
O projeto – batizado de "Saúde Digital em Guarapuava: Conectando Pessoas, Tecnologia e Cuidado" – será conduzido pela professora Marina Pegoraro Baroni, do Departamento de Fisioterapia. A proposta, de fôlego, envolve 320 bolsistas distribuídos em 20 grupos de trabalho interdisciplinares. A iniciativa tem início em julho e seguirá pelos próximos dois anos.
“Essa é uma iniciativa inovadora, alinhada à Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, de 2020 a 2028”, diz a coordenadora, Marina Baroni.
Entre os pilares do projeto estão a implementação de sistemas como o prontuário eletrônico, o telemonitoramento e o uso de inteligência artificial para prever surtos e traçar diagnósticos mais precisos. A modernização da infraestrutura e da gestão de dados também está no radar — uma necessidade latente nos serviços públicos de saúde.
Mais do que informatizar o atendimento, a proposta busca criar uma cultura digital entre profissionais, estudantes e a própria população. Isso inclui desde o letramento digital de usuários até a capacitação técnica de servidores e acadêmicos.
Recomendado para você
A empreitada é ampla: reúne cursos da área da saúde – como Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Nutrição – e dialoga com áreas estratégicas como Ciência da Computação, Direito, Administração e Comunicação Social.
A meta é unir a academia ao serviço público em um esforço conjunto pela modernização do SUS
Além do impacto na formação universitária, a ação mira resultados práticos. Um dos principais é ampliar o acesso a serviços como teleconsultoria e teleatendimento em toda a 5ª Regional de Saúde do Paraná, consolidando Guarapuava como uma referência regional em saúde digital.
“Essa iniciativa contribui para tornar Guarapuava um polo de inovação em saúde digital, com ganhos significativos para a população e para a qualificação do SUS”, resume a professora Marina.
O que é o PET-Saúde?
Criado em 2009, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. Seu objetivo é integrar ensino, serviços e comunidade. Na edição atual, o foco é a transformação digital do SUS, uma meta ambiciosa para modernizar um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.
▪ Veja também
- UTFPR Guarapuava inaugura Bloco G e o primeiro Planetário fixo da região Centro-Sul
- Missão na China abre novas perspectivas de cooperação internacional para a Unicentro
- Unicentro recepciona 35 novos professores efetivos nos câmpus de Guarapuava e Irati
- Unicentro tem 12 pesquisadores contemplados em edital de bolsas de produtividade do CNPq
- Cursos de Licenciatura do Paraná superam média nacional no Enade
Todo mundo fala
-
TRÂNSITOColisão na BR-277 provoca incêndio, mata motorista e deixa sete feridos graves em Candói -
TRÂNSITOAcidente com quatro mortes interdita BR-277 por duas horas e meia em Guarapuava; PRF divulga novos detalhes -
JUSTIÇA TCE confirma irregularidades no transporte coletivo de Guarapuava e manda investigar renovação de contrato da Pérola do Oeste -
TRÂNSITOQuatro morrem, entre elas um bebê, após colisão frontal sob forte chuva na BR-277 em Guarapuava
