Títulos para o taekwondo e judô confirmam importância do apoio ao esporte amador
Guarapuava conquista medalhas em competição com mais de 3.500 atletas
29/10/2025
Os atletas guarapuavanos mostraram força e técnica no 5º Paraná Combate, uma das maiores competições de artes marciais do país, realizada no fim de semana em Maringá. A delegação da cidade conquistou cinco medalhas, sendo uma de prata no judô e quatro de bronze – três também no judô e uma no taekwondo.
O evento, promovido pelo Governo do Paraná por meio da Paraná Esporte e com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, reuniu cerca de 3.500 atletas de dez modalidades: boxe, karatê, judô, kickboxing, wrestling, taekwondo, muay thai, kung fu, capoeira e jiu-jitsu. No sábado (25), o Pavilhão Central do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro recebeu público estimado em 10 mil pessoas, recorde desde a criação do torneio.
Os representantes de Guarapuava no taekwondo competiram pelos projetos Taekwondo Gerando e Realizando Sonhos (COPEL – Proesporte Paraná) e Taekwondo para Todos (Proesporte Guarapuava). No judô, participaram atletas das academias Randori Centro de Artes Marciais e Senshi Judô Club, sob orientação do sensei Zezinho.
Além das disputas amadoras, o evento teve uma atração inédita: a parceria com o Fight Music Show, que promoveu cinco lutas profissionais de boxe transmitidas ao vivo pelo canal Combate. A presença do tetracampeão mundial Acelino “Popó” Freitas reforçou a visibilidade nacional da competição. “É incrível ver dez modalidades reunidas em um mesmo espaço. Aqui tem luta para todos os gostos. Isso é o esporte cumprindo seu papel de unir as pessoas”, disse o ex-campeão.
O secretário municipal de Esportes de Guarapuava, Valdir Kukelcik, destacou o desempenho guarapuavano. “O Paraná Combate é uma das maiores competições do Estado, e ver Guarapuava conquistando medalhas é motivo de orgulho. O trabalho do sensei Zezinho é um exemplo de formação esportiva e cidadã”, afirmou.
Com os resultados, Guarapuava reforça sua presença no cenário estadual das artes marciais, ampliando o número de atletas em destaque e consolidando o trabalho de base apoiado pelos programas municipais e estaduais de incentivo ao esporte.
▪ Veja também
- Censo 2022: mulheres têm mais estudo, mas ganham menos que homens
- Paraná tem maior número de pessoas que viajam para outros países a trabalho
- Paraná é a 2ª menor desigualdade de renda do Brasil, aponta IBGE; Guarapuava está fora da lista
- Brasil deve crescer 2,4% em 2025, acima da América Latina, segundo Banco Mundial
- Guarapuava conquista 6ª posição no ranking Connected Smart Cities do Paraná
Todo mundo fala
-
SAÚDE Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve -
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto -
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores -
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular

