Rodrigo Neumann Pires é condenado a 27,6 anos de prisão
A pena é a soma de duplo homicídio qualificado contra o casal de seguranças Vanderlei Antônio de Lima e Edineia Capote de Oliveira Gonçalves
04/11/2025
Rodrigo Pires, também conhecido como Vermeio e Parça 10, no momento em que o juiz promulgava a sentença condenatóriaApós 12 horas de júri, no Fórum Desembargador Guarita Cartaxo, o réu Rodrigo Neumann Pires foi condenado a 27,6 anos de prisão em regime fechado pela morte do casal de seguranças Vanderlei Antônio de Lima e de Edineia Capote de Oliveira Gonçalves. A sentença foi proferida por volta das 22 horas pelo juiz Márcio Trindade Dantas, da 1ª Vara Criminal.
A sentença foi a somatória das penas individuais pela morte das duas vítimas (13,8 anos para cada uma). Além dos tiros mortais desferidos por Rodrigo Pires (em 23 de março de 2024, na Conveniência Ágata, no Bairro Conradinho), a pena foi agravada com qualificadora por Rodrigo Pires não ter dado condições de defesa por parte das vítimas. Ele também terá de pagar R$ 50.000,00 para cada uma das delas.
No entanto, o conselho de sentença (formado por 4 mulheres e 3 homens) acatou também parcialmente os argumentos da defesa, derrubando duas qualificadoras: motivo fútil e perigo comum – mantendo apenas a surpresa. Neste caso, os jurados entenderam que Rodrigo Naumann Pires chegou ao local surpreendendo as vítimas.
O crime foi cometido depois que Rodrigo Pires (também conhecido como Vermeio e Parça 10) foi agredido pelos seguranças dentro do bar. Ele foi para casa e retornou 1 hora depois, armado de um revólver calibre .38, e acertou dois tiros em Edineia e, imediatamente depois, um disparo em Vanderlei.
Se todas as qualificadoras fossem mantidas, o réu poderia ser condenado a 60 anos de prisão, segundo avaliação do advogado Miguel Nicolau Júnior, que coordenou a defesa ao lado dos advogados Felipe Bhals e Eliziane Marcondes Soares. Ele disse que vai recorrer da decisão – por compreender que o réu avisou que retornaria após as agressões, não caracterizando "surpresa" – e acredita que poderá reduzir a pena total a 8 anos. Pires está preso há 1 ano e 7 meses.
Na acusação, atuaram os promotores Pedro Dantas e Dunia Serpa Ranpazo, auxiliados pelo advogado Jean Campos.
▪ Veja também
- Júri de Rodrigo "Vermeio" deve se prolongar por 2 dias
- Julgamento de Rodrigo "Vermeio", acusado de matar casal de seguranças, é nesta terça-feira (4)
- Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
- Postos de combustíveis de Guarapuava na mira do Procon e MP
- Procon pede ao MP investigação sobre possível "cartel" de postos em Guarapuava
Todo mundo fala
-
JUSTIÇA Procon pede ao MP investigação sobre possível "cartel" de postos em Guarapuava -
JUSTIÇAJulgamento de Rodrigo "Vermeio", acusado de matar casal de seguranças, é nesta terça-feira (4) -
SAÚDE Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve -
JUSTIÇAAcompanhe o andamento do júri do réu Rodrigo Vermeio


