Prefeitura de Guarapuava e Unicentro firmam parceria para análise de bebidas suspeitas de metanol
Prefeitura de Guarapuava e Unicentro firmam parceria para análise de bebidas suspeitas de metanol
15/10/2025
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, firmou nesta quarta-feira (15), uma parceria com a Agência de Inovação Tecnológica (Novatec) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O objetivo é reforçar o monitoramento da qualidade de bebidas apreendidas, com a realização de testes rápidos laboratoriais que verificam a presença de metanol, substância altamente tóxica e prejudicial à saúde.
A medida surge diante da confirmação de novos casos de intoxicação por metanol no Paraná, o que tem gerado alerta em todo o estado. Com a iniciativa, Guarapuava passa a realizar uma triagem inicial das amostras antes de qualquer aproveitamento. Caso o produto apresente resultado positivo no teste rápido, a amostra será encaminhada para análises mais detalhadas, realizadas em laboratórios credenciados como o Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná).
O secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld, destacou a importância da parceria e lembrou o histórico de colaboração com a universidade. “Tínhamos o apoio da Unicentro desde a pandemia, com a produção de álcool em gel, e agora essa parceria com a Vigilância Sanitária e o Novatec nos traz ainda mais segurança. Conseguimos rastrear possíveis falsificações de bebidas com metanol, o que fortalece a vigilância e nos permite agir com rapidez”, afirmou.
Após a confirmação de que não há contaminação, as bebidas são destiladas no laboratório da Unicentro, transformando-se em álcool que é posteriormente destinado às equipes da Secretaria de Saúde. O material é utilizado em ações de higienização e nos atendimentos das unidades de saúde, fortalecendo as práticas de cuidado e prevenção no dia a dia dos serviços.
O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, também ressaltou o papel da universidade na construção de soluções conjuntas com o poder público. “A nossa Agência de Inovação, junto com a Vigilância Sanitária, iniciou as tratativas para realizar uma pré-análise das bebidas, uma triagem para identificar possíveis contaminações por metanol e barrar o consumo desses produtos. Este é o papel da universidade: apoiar e estar junto da comunidade”, destacou.
Com essa iniciativa, Guarapuava une ciência, sustentabilidade e responsabilidade social, transformando produtos que seriam descartados em recursos valiosos para o cuidado com a população.
▪ Veja também
- Após AIT, ex-prefeito Celso Góes passa por cirurgia e permanece em observação
- Anvisa alerta para anúncios falsos sobre canetas emagrecedoras
- Vacina contra HPV reduz em 58% casos de câncer de colo de útero
- Medicina da Unicentro amplia luta pela transformação do Regional em Hospital Universitário
- Médicos alertam para cuidados no volante durante gestação e puerpério
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto
-
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores
-
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular
-
SEGURANÇAPCPR divulga fotos de pai e filho foragidos por homicídio qualificado em Guarapuava