Especial > SAÚDE

História de superação: Elisângela inspira mulheres com diagnóstico precoce de câncer de mama

Entre desafios e esperança, Secretaria de Saúde intensifica ações durante Outubro Rosa e reforça que com a prevenção e apoio é possível vencer o câncer de mama 

21/10/2025
Exemplos que se somam: a cabeleireira Elis Regina Ramos, voluntária há anos, e Elisângela, que venceu o câncerExemplos que se somam: a cabeleireira Elis Regina Ramos, voluntária há anos, e Elisângela, que venceu o câncer

Neste Outubro Rosa, mês dedicado à luta contra o câncer de mama, uma das histórias emocionantes é a de Elisângela de Camargo, diagnosticada com câncer de mama em janeiro deste ano. O diagnóstico precoce foi possível graças ao exame preventivo de toque realizado na Unidade Básica de Saúde Morro Alto, que levou ao encaminhamento imediato para a Clínica da Mulher, onde um ultrassom confirmou o resultado. Em seguida, Elisângela foi direcionada ao Câncer Center de Guarapuava, iniciando o tratamento sem demora.

Ela relata como foi o processo a partir do diagnóstico. “A partir do momento que eu fui fazer a biópsia no Câncer Center, no hospital, eu já comecei o tratamento imediato. Não demorou nada. Foi tudo muito rápido, desde janeiro, quando veio o resultado da biópsia e já iniciei a quimioterapia”, contou.

A abertura oficial do Outubro Rosa em Guarapuava levou à população diversos serviços de conscientização, com orientações sobre os exames preventivos e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura.

A vice-prefeita Rosângela Virmond destacou como a trajetória de Elisângela serve de exemplo para outras mulheres. “A Elisângela é uma prova viva de que, quando a mulher se cuida e faz os exames preventivos, é possível sim, mesmo com um diagnóstico de câncer de mama, sobreviver e vencer a doença”, afirmou.

O prefeito Denilson Baitala também reforçou o apelo à prevenção. “Olha, Elisângela, que Deus te ilumine, ilumine o nosso Câncer Center. Nós caminhamos juntos no tratamento do câncer em Guarapuava. Recado, mulherada: segunda-feira, todo mundo começa a fazer o exame!”, disse o prefeito.

Elisângela aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem de incentivo. “Mulherada, se cuidem! Façam o exame, façam o toque, porque é muito importante fazer no começo, já que tem cura. Muito obrigada.”

Durante o tratamento, Elisângela encontrou forças no apoio de duas amigas e do próprio Hospital Câncer Center de Guarapuava, que, desde julho de 2020, é referência regional no combate ao câncer. “Gostaria de agradecer muito à Tânia, da equipe de Humanização do Hospital Câncer Center, uma pessoa muito importante que dá força para quem é diagnosticado, e à Elis Regina Cabeleireira, que foi quem cortou o meu cabelo”, contou emocionada.

Há mais de 34 anos atuando em Guarapuava, Elis Regina Ramos realiza um trabalho voluntário com o projeto Atitude na Cabeça. Ela corta cabelos e envia as doações para o instituto, que, além da confecção de perucas, distribui lenços, turbantes, chapéus e próteses de mama externas para mulheres que passaram por mastectomia.

O projeto, com sede em Curitiba e uma unidade em Guarapuava, no Hospital São Vicente, localizado na Cidade dos Lagos, oferece suporte gratuito a mulheres em tratamento. Além de arrecadar cabelos e promover ações solidárias, o espaço se tornou um ponto de acolhimento e esperança para quem enfrenta o câncer.

Com emoção, Elis Regina Ramos falou sobre o trabalho voluntário que realiza e o impacto que ele tem na vida das pacientes. “Nós temos um espaço onde cedemos perucas, lenços e outros acessórios que as pacientes precisam. Fazemos a captação de cabelo, enviamos para Curitiba e as caixas voltam cheias de perucas e muita coisa boa para as nossas pacientes. É muito gratificante poder ajudar”, contou Elis Regina.

Durante o mês de outubro, as ações de prevenção à saúde da mulher são intensificadas nas unidades básicas de saúde. Nesse período, é realizado o exame citopatológico (preventivo), que auxilia na detecção precoce do câncer do colo do útero, além do agendamento de mamografias.

As UBS dos bairros Xarquinho II, Bonsucesso, Planalto e Morro Alto funcionam em horário estendido, das 17h às 21h, para melhor atender a população. Vale lembrar que esses atendimentos acontecem durante todo o ano, mas são ampliados no mês de outubro.

A Clínica da Mulher também participa das ações, oferecendo atendimento especializado e orientações sobre a importância da prevenção.

 

Últimas Notícias

AMOR QR CODE