Alerta de tempestades: Guarapuava e Região Central do Paraná na rota de ventos de mais de 100 km/h
Previsão do Inmet inclui vários municípios brasileiros
16/11/2025
Chuvas intensas já chegaram no Oeste de Santa Catarina neste domingo (16) O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (16), um alerta para tempestades que atingem parte do Sul e do Sudeste do país, incluindo Guarapuava e municípios da região central do Paraná. A previsão vale até a manhã desta segunda-feira (17) e indica risco elevado de chuva intensa e ventos que podem ultrapassar 100 km/h.
Segundo o órgão, as precipitações devem variar entre 30 e 60 milímetros – podendo chegar a 100 mm – em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. A combinação de chuva forte e rajadas intensas aumenta o risco para pessoas em situação de vulnerabilidade, além de demandar atenção redobrada de motoristas.
Para uma faixa mais restrita, que inclui o Centro e o Oeste do Paraná, o alerta é ainda mais severo. O Inmet prevê ventos acima de 100 km/h e acumulados superiores a 100 milímetros por dia, com possibilidade de precipitação de até 60 mm em apenas uma hora. O cenário pode provocar quedas de energia, danos a edificações, estragos em lavouras, queda de árvores e transtornos no transporte rodoviário.
A preocupação é reforçada pelo episódio registrado na semana passada, onde um tornado atingiu com mais intensidade Guarapuava Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Porto Barrejrk,
também no Centro-Sul paranaense. A tragédia climática deixou moradores desabrigados e ampliou o alerta para eventos extremos na região.
No Rio Grande do Sul, além das tempestades, cidades como Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana devem enfrentar queda brusca de temperatura durante a madrugada, com redução de até 5°C.
No litoral, entre Paranaguá (PR) e o extremo sul gaúcho, o mar deve ficar agitado, com ventos fortes até o fim da tarde de segunda-feira.
Também estão sob alerta moderado áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas, centro e sul do Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Acre e leste do Amazonas, que podem registrar pancadas isoladas neste domingo e segunda.
Recomendado para você
▪ Veja também
Todo mundo fala
-
TRAGÉDIACiclone extratropical deixa um rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu -
TRAGÉDIAHospitais de Guarapuava atingem lotação máxima com vítimas do tornado; uma pessoa morta no Cadeado -
JUSTIÇA Rodrigo Neumann Pires é condenado a 27,6 anos de prisão -
JUSTIÇA Procon pede ao MP investigação sobre possível "cartel" de postos em Guarapuava

