Maior teatro da Região Central abre suas cortinas
Localizado na UTFPR, em Guarapuava, local tem 508 cadeiras
30/05/2025
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realiza hoje, sexta-feira (30), às 19h, a inauguração do Teatro Engenheira Enedina Alves Marques, o maior da Região Central do Paraná. Localizado no Campus Guarapuava, o espaço cultural tem capacidade para 508 pessoas e recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões para a retomada e conclusão das obras.
O teatro leva o nome de Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil, em uma homenagem aprovada pelo Conselho do Campus após consulta a servidores e estudantes. A escolha reforça o compromisso da UTFPR com a representatividade, a inclusão e a valorização da diversidade. Enedina, que se formou na década de 1940, superou diversos obstáculos sociais e financeiros, trabalhando como professora e diarista para custear sua formação em Engenharia Civil pela UFPR.
A cerimônia de inauguração contará com a presença de autoridades políticas, como os deputados federais Tadeu Veneri (PT), Toninho Wandscheer (Progressistas), Zeca Dirceu (PT) e a deputada estadual Cristina Silvestri (Progressistas).
Durante o evento, ocorrerá também a posse do diretor-geral do campus, Marcelo Henrique Granza (foto acima), reeleito para o cargo e que será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Guarapuava, concedido pela Câmara Municipal.
A programação artística da noite inclui apresentações de Flávia Cordeiro, do espetáculo “Pra Quem Quiser Entrar”, além da Banda Municipal, Coral Municipal e Orquestra Municipal de Guarapuava, prometendo um início marcante para a nova etapa cultural do campus e da cidade.
Segundo o diretor Granza, o momento é de grande significado para toda a comunidade: “Teremos o maior teatro da região e um nome muito representativo, que demonstra a força das mulheres, da inclusão e da diversidade em todos os espaços da sociedade”.
▪ Veja também
- Com origem europeia, festas juninas misturam devoção, comidas e danças
- Prazo para inclusão na Lei Aldir Blanc encerra às 23h59 desta 2ª feira
- Festas Juninas: como trabalhar a tradição na escola
- Teatro da UTFPR de Guarapuava homenageia primeira engenheira do Brasil, mulher e negra
- Guarapuava leva suas potencialidades para o Destino Inverno, em Curitiba
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Familiares publicam fotos de possíveis autores da execução no Boqueirão
-
SEGURANÇA Fuga e perseguição policial na madrugada da Vila Carli, em Guarapuava
-
TURISMOGuarapuava pode ganhar rota de trem turístico, entre a Estação e o Jordão
-
JUSTIÇACâmara de Guarapuava exonera assessor legislativo envolvido na Operação Rota-466