Deputados da oposição ocupam plenário da Câmara em protesto contra prisão domiciliar de Bolsonaro
Parlamentares prometem obstruir votações e pautar anistia para presos do 8 de janeiro e impeachment de Alexandre de Moraes
05/08/2025
Parlamentares do PL e de partidos aliados à oposição ocuparam na manhã desta terça-feira (6) a Mesa do Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ato impediu a abertura da sessão deliberativa, inviabilizando as votações previstas na pauta do dia. Os deputados exigem uma reunião com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a reação institucional ao que classificam como uma "escalada autoritária" do Supremo.
Com cartazes, palavras de ordem e uso do microfone da Mesa Diretora – que tradicionalmente é reservado ao comando das sessões –, os parlamentares afirmaram que a medida contra Bolsonaro representa “perseguição política” e “afronta à democracia”.
A decisão de Moraes foi proferida na esteira das investigações sobre tentativa de golpe de Estado envolvendo o núcleo político-militar do último governo. Bolsonaro é alvo de inquérito no Supremo e foi alvo de mandado de busca e apreensão na última sexta-feira (2), quando também teve a prisão domiciliar decretada.
A manifestação ocorre em um momento de tensão crescente entre o Legislativo e o Judiciário. Apesar da pressão da oposição, a cúpula da Câmara ainda não se pronunciou oficialmente sobre o protesto ou sobre a possibilidade de reunião com os líderes oposicionistas.
▪ Veja também
- PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação
- Itamaraty diz que Brasil “não se curvará" a novas sanções dos EUA
- Governo dos EUA impõe Lei Magnitsky à esposa de Alexandre de Moraes
- Em todo país, milhares protestam contra anistia e PEC da Blindagem
- Entenda o que é a PEC da Blindagem, aprovada pelos deputados federais
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
SEGURANÇAGuarapuava é alvo de grande operação contra o narcotráfico nesta quarta-feira (3)
-
VILA CARLI Roubo e pânico na farmácia: assaltantes armados e encapuzados acabam presos
-
SEGURANÇAPreso o líder da quadrilha acusada de fraudes contra transportadoras