Artagão e Samuel conversam sobre criação de "frente ampla" para prefeito
Vice-prefeito faz questão de dizer que não compõe com Celso Góes
20/07/2024
O deputado estadual Artagão Jr (PSD) e o vice-prefeito Samuel Ribas (União Brasil) reafirmaram pacto pela criação de uma "frente ampla" para disputar as eleições municipais em Guarapuava. Eles se reuniram nesta sexta-feira, numa sucessão de encontros e conversas puxados por Artagão Jr com políticos de diferentes partidos.
Samuel Ribas confirmou a reunião ao Portal Paraná Central, dizendo que colocou seu nome à disposição para ser o candidato a prefeito. Segundo ele, o ruralista Denilson Baitalla, do PL, também está sendo avaliado.
O objetivo é criar uma "terceira via", como contraponto às candidaturas do prefeito Celso Góes (Cidadania) e do deputado estadual Dr. Antenor (PT).
Segundo informações de interlocutores que foram chamados para conversar, Artagão Jr também fez contatos com o presidente do MDB, Josiel de Lima (secretário da Agricultura da gestão Celso Góes), e do ex-secretário municipal emedebista Itacir Vezzaro.
Josiel de Lima e Itacir Vezzaro almoçaram com o prefeito Celso Góes e à tarde se reuniram com Artagão Jr. Semanas atrás, Itacir Vezzaro se lançou pré-candidato a prefeito e no dia seguinte participava de inaugurações ao lado de Celso Góes.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Moraes, recebeu ligações telefônicas de Artagão Jr é não assumiu nenhum compromisso.
O presidente do PSB, vereador e também "prefeiturável" Gilson da Ambulância, entrou na lista de diálogos do parlamentar, segundo consta.
A última agenda pública do vice-prefeito Samuel Ribas foi um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, acompanhado do ex-prefeito Fernando Ribas Carli. A tônica dominante foi uma "bateria de críticas" ao prefeito Celso Góes, segundo os rumores circulantes.
PRESSÃO PARA COMPOR
Nos bastidores, pessoas próximas a Celso Góes apostam que todo esse movimento é uma estratégia para "forçar negociações" para compor a chapa majoritária. Acreditam que, no final, todos se juntam a Celso Góes, o único candidato, do "grupo da direita", que está com estrutura de campanha montada, com a bioquímica Janaína Naumann (Republicanos) de vice e apoio assegurado do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho (Progressista) e da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB).
"Qualquer possibilidade de união com Celso Góes está totalmente descartada", repetiu Samuel Ribas, neste sábado.
A "terceira via" começou a ser construída depois que o vice-prefeito Samuel Ribas anunciou publicamente o rompimento com Celso Góes. Samuel Ribas disse que sua candidatura estava sendo construída "pelo Palácio", numa referência ao pretenso apoio e coordenação política de Ratinho Jr, o que traria, como consequência, a adesão de Artagão Jr, do PL e outros partidos ligados ao Palácio Iguaçu.
Outro personagem que entrou nas eleições municipais em Guarapuava foi o deputado federal Rodrigo Estacho (PSD), suplente do titular Beto Preto, que está prestes a assumir a Câmara Federal. Sem mandato, Estacho poderia concorrer a prefeito, mas foi ele quem anunciou a pré-candidatura de Denilson Baitalla, que representa parte do agronegócio local.
No entanto, todas essas especulações passaram a ser interpretadas como investidas para desestabilizar Celso Góes e tentar compor com ele a chapa majoritária. Entre analistas próximos a Celso Góes, já se cogita a hipótese de Janaína Naumann ser defenestrada do trono de "a dama do Paço Municipal", para ceder lugar a outro candidato a vice, neste grupo de Artagão Jr e Samuel Ribas – hipótese que o vice-prefeito jura "de mãos juntas" impossível de ser consumada.
Um caminho para Celso Góes seria "lotear" as Secretarias entre os apoiadores, o que é comum nos acertos políticos. O problema é saber se o grupo do ex-prefeito Fernando Ribas Carli se contentaria a ser rebaixado nas composição de 2020, que indicou Samuel Ribas, e se Artagão Jr diria ao governador Ratinho Jr que fez um grande "balão de ensaio", com todo o peso do Palácio Iguaçu, sem conseguir sair do lugar.
A partir deste sábado, começa a vigorar o prazo para realização das convenções municipais que vão homologar as chapas de prefeito, vice e vereadores. A data final é 5 de agosto. Os partidos mais articulados são os de Celso Góes, ainda sem o esperado compromisso dos demais grupos que ajudaram a elegê-lo em 2020, com a presença dos liderados por Artagão Jr e o ex-prefeito Fernando Carli.
Todo mundo fala
-
CRISE BRASIL X EUAMillpar anuncia férias coletivas em Guarapuava, a partir desta 2ª feira, em reação à alta tarifária dos EUA
-
OBITUÁRIOMarcos Thamm Filho deixa no sorriso e na amizade lembranças eternas
-
ESCÂNDALOO caso do prefeito que apareceu nu e abalou a pequena Santa Maria do Oeste; veja o vídeo
-
SEGURANÇA Funcionário é preso por "desvio recorrente" de dinheiro em empresa de Guarapuava