Secretaria recebe mulheres 60+ para visita técnica sobre educação digital
Atividade apresentou espaços, ferramentas e dinâmicas tecnológicas
01/12/2025
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação recebeu, na tarde desta segunda-feira (1º), um grupo de mulheres 60+ para uma visita técnica voltada ao aprendizado e à aproximação com ferramentas tecnológicas. A atividade faz parte do Projeto de Inclusão Digital – Oficina Vida Online e Offline, promovido pela Coordenação da Usina do Conhecimento, com o objetivo de ampliar a linguagem digital e fortalecer a autonomia tecnológica da comunidade.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal em democratizar o acesso à inovação e promover a inclusão digital para todas as gerações. Segundo a diretora do Departamento do Centro de Inovação, Jéssica Kiczevi, ações como esta atendem a uma orientação direta do prefeito Denilson Baitala.
“Hoje estamos cumprindo um dos pedidos do prefeito, que é promover integração, aproximando a inovação da comunidade e garantindo acesso à tecnologia para todos”, destacou.
A programação iniciou com um tour guiado pelos espaços da secretaria. As participantes conheceram o ambiente de coworking, voltado ao desenvolvimento de projetos, além das impressoras 3D e demais estruturas que compõem o ecossistema municipal de inovação. O objetivo foi apresentar, de forma acessível, como a tecnologia está presente no dia a dia e como pode contribuir para facilitar tarefas, gerar novas oportunidades e estimular a criatividade.
Após o tour, as visitantes participaram de uma dinâmica prática sobre inovação e tecnologia, conduzida pelo bolsista Rafael Roeslerotto. “Conseguimos introduzir um pouco da tecnologia ao pessoal da terceira idade. Tivemos uma atividade prática para que elas compreendessem algumas dinâmicas de montagem e inovação de forma leve e divertida”, explicou ele.
A professora responsável pelo Projeto de Inclusão Digital, Ana Paula de Oliveira, ressaltou a importância do encontro e a parceria com a secretaria.
“O projeto tem como base o ensino da linguagem digital e o uso de diversas ferramentas tecnológicas. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação nos proporcionou este espaço para trabalharmos a inclusão de diferentes formas, ampliando as possibilidades de aprendizado para o grupo”, afirmou.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação continuará promovendo iniciativas voltadas à inclusão, formação e participação da comunidade no universo tecnológico.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Planetário da Unicentro leva experiência imersiva em astronomia às escolas da região
- Vitória no Ideathon leva estudantes de Guarapuava ao centro do ecossistema de inovação de Curitiba
- Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer
- Com novo investimento em genômica, Guarapuava avança em pesquisa sobre doenças
- Estado cria repasse direto para fundos municipais e aposta em descentralização da inovação
Todo mundo fala
-
TRÂNSITOAcidente com vários veículos interdita totalmente a Serra da Esperança -
CLIMAAlerta de tempestades: Guarapuava e Região Central do Paraná na rota de ventos de mais de 100 km/h -
OBITUÁRIOCorpo de Alindo Bagatoli será sepultado nesta sexta-feira; velório de Maria Terezinha Bottini Chaves foi em Curitiba -
TRAGÉDIAVentos na Serra do Cadeado, em Guarapuava, chegaram a até 250 km/h


