Secretaria de Habitação realiza vistorias no Vida Digna II para coibir irregularidades e garantir função social das moradias
Equipes verificam ocupação regular dos imóveis e encaminhar possíveis irregularidades à Caixa
20/02/2026
Equipes da Secretaria Municipal de Habitação de Guarapuava estiveram no Loteamento Vida Digna II realizando visitas técnicas porta a porta nas residências já ocupadas. A ação tem como objetivo verificar quem está, de fato, morando nas unidades entregues pelo programa e apurar possíveis irregularidades, como venda ou permuta indevida dos imóveis.
Durante as visitas, os servidores analisam fichas de inscrição, dados cadastrais e formulários da Caixa Econômica Federal, conferindo as informações diretamente com os moradores.
O secretário municipal de Habitação, Gustavo Pedrosa, acompanhou a ação e explicou a iniciativa. “Nós estamos aqui no Vida Digna II com a nossa equipe do Departamento Habitacional. Estamos com as fichas de inscrição da Caixa Econômica e estamos batendo porta por porta para verificar como estão os moradores, quem realmente está habitando a casa que foi destinada para eles e se está havendo irregularidades de vendas ou trocas. Tudo isso é constatado e encaminhado à Caixa Econômica para que sejam tomadas as providências devidas.”
Segundo o secretário, as visitas reforçam o compromisso da gestão com a fiscalização e a transparência. “Além da fiscalização, a gente também vem visitar as famílias que foram selecionadas, ver como elas estão. Essa é a parte boa do programa, o destino social dele.”
Procedimentos em caso de irregularidade
Durante as abordagens, dois servidores acompanham cada vistoria. Caso seja identificada alguma irregularidade, os dados são registrados oficialmente e encaminhados à Caixa para análise e providências legais. “Nós estamos com a ficha da Caixa, preenchendo corretamente todos os dados. Se constatada alguma situação irregular, coletamos assinatura e informações de quem está na residência e encaminhamos o documento à Caixa para que o imóvel possa ser retomado pelo programa e destinado às famílias que estão na suplência, aguardando para serem contempladas.”
A venda, troca ou qualquer negociação das unidades habitacionais é proibida pelas regras contratuais do programa, podendo resultar na retomada do imóvel.
Atenção às denúncias falsas
O secretário também fez um alerta à população sobre a circulação de informações inverídicas nas redes sociais. “A gente tem sofrido muitas denúncias falsas. Às vezes mobilizamos toda a equipe para averiguar e, quando chegamos ao local, a informação não procede. Então é importante prestar atenção nas redes sociais, verificar se não se trata de fake news.”
A Prefeitura reforça que todas as denúncias recebidas são analisadas com responsabilidade, mas pede que a população utilize os canais oficiais e evite a disseminação de informações não confirmadas.
Recomendado para você
▪ Veja também
- REURB avança no Xarquinho e Prefeitura projeta entregar mil matrículas em 2026
- Liberação de projetos e recursos estaduais agora depende do Governo Ratinho Junior
- Ipea diz que mercado de trabalho pode absorver fim da escala 6x1
- Prefeitura de Guarapuava altera data da prova do Processo Seletivo de Estagiários
- Estado vai destinar R$ 253 milhões para infraestrutura turística de 19 cidades do Oeste
Todo mundo fala
-
OBITUÁRIOMorre Ivone Klingenfus Schmidt, comerciante símbolo da Banca do Henrique, em Guarapuava -
COMPORTAMENTOGuarapuava ganha Espaço do Chimarrão com máquina de água quente e gelada -
POLÍTICAPSD testa vitrine presidencial e mira pós-bolsonarismo -
MEIO AMBIENTEPesquisa da Unicentro mapeia mamíferos silvestres em unidades de conservação

