Eleições > ELEIÇÕES 2026

Pesquisa vira novo capítulo da “guerra dos números” na reta final da eleição no Paraná

A seis dias da eleição, nova sondagem coloca à prova as tendências apontadas pelas últimas pesquisas no Estado

27/09/2026
A menos de uma semana da votação, diferentes institutos apresentam cenários distintos para a disputa estadual. Nova rodada permitirá comparar a movimentação do eleitorado com os levantamentos anterioresA menos de uma semana da votação, diferentes institutos apresentam cenários distintos para a disputa estadual. Nova rodada permitirá comparar a movimentação do eleitorado com os levantamentos anteriores

Uma nova rodada do Paraná Pesquisas deve movimentar a reta final da eleição para o Governo do Paraná nesta segunda-feira (28), a menos de uma semana da votação de 4 de outubro.

O levantamento ganhou ainda mais atenção depois que a coligação do candidato Sandro Alex (PSD) recorreu à Justiça Eleitoral para tentar impedir sua divulgação.

A coligação “A Mudança Continua” apontou cinco supostas inconsistências, envolvendo aspectos metodológicos e critérios de ponderação da amostra.

Na noite de domingo (27), porém, a juíza auxiliar Sandra Bauermann negou o pedido de tutela de urgência, mantendo a possibilidade de divulgação da pesquisa.

Registrado sob o número PR-02701/2026, o levantamento ouviu 1.280 eleitores entre 25 e 27 de setembro, tem margem de erro de 2,8 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Segundo o registro divulgado até agora, essa pesquisa específica mede a disputa pelo Governo do Paraná – e não o Senado –, diferentemente do que chegou a circular sobre a nova rodada.

Institutos apresentam divergência de números

Os números são aguardados porque podem acrescentar mais um capítulo à chamada “guerra das pesquisas”, marcada por diferenças relevantes entre os institutos nesta reta final.

Na rodada anterior do Paraná Pesquisas, divulgada em 17 de setembro, Sergio Moro (PL) tinha 44,7%, Requião Filho (PDT), 23%, e Sandro Alex, 19,7%.

Desde então, outros levantamentos apresentaram fotografias diferentes da disputa.

A Quaest divulgada na última semana registrou Moro com 36%, Sandro Alex com 20% e Requião Filho também com 20%.

Já o Índice Inteligência apontou Moro com 35%, Sandro com 32% e Requião com 20%.

A diferença de 12 pontos para Sandro Alex entre essas duas pesquisas, cujos períodos de coleta chegaram a se sobrepor, evidencia como metodologias e amostras distintas podem produzir resultados diferentes.

Por isso, a nova Paraná Pesquisas será observada principalmente pela comparação com a própria série histórica do instituto.

Paraná Pesquisas é questionada, mais uma vez

O levantamento poderá indicar se houve mudança desde a rodada de meados de setembro, especialmente na distância entre os três principais candidatos.

A tentativa de suspensão também não é inédita: a campanha de Sandro Alex já havia questionado judicialmente a rodada anterior do Paraná Pesquisas, mas a divulgação foi mantida.

Com a decisão deste domingo, os novos números poderão ser conhecidos nesta segunda-feira, colocando mais uma fotografia eleitoral lado a lado com as pesquisas divulgadas nos últimos dias.

Na última semana de campanha, porém, cada levantamento deve ser interpretado considerando data da coleta, margem de erro, metodologia e composição da amostra, e não como uma medição em tempo real do eleitorado.

Recomendado para você

Últimas Notícias

Nubank