Economia > CRISE BRASIL X EUA

Millpar anuncia férias coletivas em Guarapuava, a partir desta 2ª feira, em reação à alta tarifária dos EUA

Empresa do setor madeireiro tenta conter impactos de nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos

13/07/2025

A Millpar, uma das maiores empresas do setor madeireiro da Região Central do Paraná, anunciou nesta sexta-feira (11) a concessão de férias coletivas a seus funcionários por um período inicial de 15 dias, a partir de segunda-feira (14). A medida preventiva responde ao aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, principal mercado de exportação da empresa.

Instalada às margens da PR-466, entre o Parque Tecnológico Cidade dos Lagos e o distrito de Palmeirinha, a Millpar atua com produtos derivados de madeira, voltados quase integralmente à exportação. Segundo a direção da empresa, a nova tarifa – que saltará de 10% para 50% em 1º de agosto – altera significativamlente o cenário de viabilidade comercial com o mercado norte-americano. Neste domingo, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, disse que as autoridades brasileiras estudam alternativas para reverter a decisão norte-americana.

Recomendado para você

Em nota assinada pelo CEO Ettore Giacomet Basile, a Millpar classificou a mudança como um “novo desdobramento nas relações comerciais Brasil-Estados Unidos” que impõe “um cenário ainda mais complexo”, exigindo respostas rápidas e coordenadas. “Estamos reavaliando a carteira de pedidos e a dinâmica das operações para adaptar nossa produção de forma estratégica, alinhada às novas restrições comerciais”, diz o comunicado.

A decisão de conceder férias coletivas, segundo o CEO, faz parte de um conjunto de ações elaboradas pelo Comitê de Crise da empresa, que permanece em atuação. Além da paralisação temporária das atividades, a Millpar informou que adotou cortes no orçamento e reforçou a prioridade de preservar o caixa, como forma de manter a liquidez e a saúde financeira da companhia.

Os gestores de cada área serão responsáveis por comunicar diretamente os funcionários, respeitando as especificidades de cada operação.

A possibilidade de prorrogação por mais 15 dias não está descartada.

“Atravessamos um momento que exige sacrifícios. Vamos superá-lo preservando o essencial: nossas pessoas e a continuidade da nossa história”, finalizou Basile.

A Millpar emprega centenas de trabalhadores em Guarapuava e é considerada uma das principais exportadoras do setor madeireiro no estado.

Empresário Ettore Giacomet Basile, CEO da Millpar: "Essa fase exige sacrifícios e vamos atravessá-la preservando o essencial: nossas pessoas e a continuidade da nossa história"

"Cenário complexo exige respostas ágeis, conscientes e coordenadas", justifica a empresa

A íntegra da nota da Millpar:

"Em meio a um cenário já desafiador, fomos surpreendidos por um novo desdobramento nas relações comerciais Brasil e Estados Unidos: o governo norte-americano anunciou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, até então, a taxa era de 10%. A nova tarifa entrará em vigor em 1⁰ de agosto e impacta diretamente nossas importações para o principal mercado internacional da empresa, os Estados Unidos. 

Com essa nova tarifa, o cenário se torna ainda mais complexo e exige de nós respostas ágeis, conscientes e coordenadas. Além de acompanhar o contexto macroeconômico, estamos reavaliando a carteira de pedidos e a dinâmica das operações para que possamos adaptar nossa produção de forma estratégica, alinhada às projeções de demanda e às novas restrições comerciais. 

Nosso Comitê de Crise segue ativo e já implementou medidas adicionais para proteger a saúde financeira da companhia. Isso inclui a redução do orçamento vigente, ainda mais restrito. E a preservação do caixa como prioridade para manter solvência e robusta posição de liquidez.

Como parte desse movimento de contenção e resiliência, é necessário adotar um período inicial de férias coletivas de 15 dias na unidade de Guarapuava, iniciando dia 14 de julho (segunda-feira), podendo ser prorrogadas por mais 15 dias. Os gestores de cada área comunicarão diretamente suas equipes com os detalhes e orientações específicas, respeitando as particularidades de cada operação. 

Seguimos atentos, atuando com responsabilidade, firmeza e clareza.  Confiamos na força do nosso time e na capacidade de superação que sempre nos guia em momentos mais desafiadores. Essa fase exige sacrifícios e vamos atravessá-la preservando o essencial: nossas pessoas e a continuidade da nossa história. 

Agradecemos o empenho e a confiança de sempre.

Atenciosamente,

Ettore Giacomet Basile
Diretor Executivo – CEO"

 

Últimas Notícias

Seletiva Internet