Clariana Barão é oficializada candidata à Presidência; DC aposta em chapa 100% feminina
Fabiana Torquato é vice, também advogada e do Mato Grosso
05/08/2026
No último dia das convenções partidárias, o Democracia Cristã (DC) oficializou nesta quarta-feira (5) a candidatura da advogada Clariana Barão à Presidência da República, tendo Fabiana Torquato como candidata a vice. A decisão, aprovada durante convenção nacional em São Paulo, coloca uma chapa exclusivamente feminina na disputa eleitoral de 2026 e amplia a lista de candidaturas já confirmadas ao Palácio do Planalto.
Natural de Mato Grosso, Clariana Barão preside o diretório estadual do DC e disputa pela primeira vez um cargo eletivo. Advogada, ela construiu sua atuação política em pautas ligadas à gestão pública, ao fortalecimento das políticas sociais e à defesa dos direitos das mulheres. Em seu discurso de lançamento, afirmou que pretende apresentar uma alternativa voltada à renovação da política nacional.
>>> LEIA TUDO SOBRE ELEIÇÕES 2026 AQUI
A vice da chapa, Fabiana Torquato, também é advogada e integra os quadros do Democracia Cristã.
Sua escolha consolida uma estratégia do partido de apresentar uma candidatura feminina completa após desistências de nomes de maior projeção nacional cogitados pela legenda durante a pré-campanha,como o ex-ministro (STF) Joaquim Barbosa e o ex-deputado federal Aldo Rebelo.
Onde o DC se posiciona no espectro ideológico
O Democracia Cristã (DC) é geralmente classificado como um partido de centro-direita, embora reúna diferentes correntes internas. Sua identidade programática é inspirada na tradição da democracia cristã europeia.
As principais características são:
Conservador nos costumes, com defesa da família, dos valores cristãos e da liberdade religiosa.
Economia de mercado, mas com aceitação de políticas sociais e de proteção aos mais vulneráveis, seguindo o princípio da doutrina social cristã.
Defesa da propriedade privada, do empreendedorismo e da descentralização do Estado.
Rejeita tanto o socialismo quanto propostas de Estado mínimo radical, buscando uma posição intermediária entre liberalismo econômico e responsabilidade social.
▪ Veja também
- Federação União Progressista confirma apoio a Sandro Alex e Alexandre Curi
- Último dia; Avante apoia Sandro Alex e PCO lança Adriano Teixeira
- PRD e Solidariedade decidem pela neutralidade na eleição presidencial
- Requião Filho lança oficialmente candidatura ao Governo do Paraná, com Gleisi e Dr. Rosinha ao Senado
- Flávio Bolsonaro escolhe Alfredo Gaspar como vice e confirma chapa pura do PL na eleição presidencial
Todo mundo fala
-
TRÂNSITOColisão na BR-277 provoca incêndio, mata motorista e deixa sete feridos graves em Candói -
TRÂNSITOAcidente com quatro mortes interdita BR-277 por duas horas e meia em Guarapuava; PRF divulga novos detalhes -
FUTEBOL Athletico-PR vira sobre o São Paulo em cinco minutos, vence por 2 a 1 e entra no G-3 do Brasileirão -
TRÂNSITOQuatro morrem, entre elas um bebê, após colisão frontal sob forte chuva na BR-277 em Guarapuava
