Unicentro é destaque no Ranking Universitário da "Folha de S. Paulo"
Universidade também está relacionada no "Guia do Estadão"
30/10/2024
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está entre as instituições de ensino superior que foram destaque na última edição do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). Divulgado nesta semana, o ranking avaliou 203 universidades brasileiras, entre elas, 112 instituições públicas. Na avaliação deste ano, a Unicentro avançou ficou na 88ª posição entre as melhores do país.
A ponderação para o ranking é feita a partir de cinco eixos – Pesquisa; Ensino; Mercado; Internacionalização; e Inovação. Com a média dessas notas, é feita a classificação das instituições. “A Unicentro tem trabalhado para avançar nos rankings de avaliação porque sabemos da qualidade do nosso ensino, da pesquisa, extensão e inovação. Estamos, principalmente, trabalhando no sentido de mantermos nossos números sempre atualizados e publicizados e, também avançarmos nas parcerias especialmente na internacionalização”, compartilha o reitor Fábio Hernandes.
▪ Veja também
- Unicentro faz 35 anos: de Guarapuava ao protagonismo regional
- Miniauditório da Unicentro é denominado Professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues
- Unicentro recebe R$ 1,5 milhão para transformar Guarapuava em polo de saúde digital
- Acadêmicos e cientistas da Unicentro já desenvolveram 16 mil pesquisas
- Curso pré-vestibular gratuito da Unicentro está com inscrições abertas
Os investimentos em qualidade de ensino, estrutura e pessoal refletiram também na avaliação do eixo Inovação. Nesta edição do ranking, a Unicentro avançou para a 20ª posição. Para a classificação nesse critério, são considerados o número de patentes pedidas pela universidade e a quantidade de pesquisas em parceria com o setor produtivo. O reitor Fábio Hernandes desataca que, no quesito Inovação, a Unicentro tem mantido boas colocações. “Isso graças ao nosso trabalho desenvolvido pela Agência de Inovação e a Integ, que tem a certificação Cerne 2. São poucas as incubadoras que têm e a nossa tem essa certificação que é reflexo do trabalho da nossa equipe. Também temos conseguido publicar patentes e registrar softwares”, pontua. “Eu acredito nessa universidade inovadora que é a Unicentro. Esta bela avaliação na Inovação é fruto de um trabalho coletivo que pensa sempre em melhorar processos e ações”, completa.
Para o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, as avaliações são indicadores que evidenciam os pontos assertivos e os que precisam ser melhorados. “É importante para sabermos o caminho em que estamos. Quando temos uma avaliação positiva, demonstra que estamos no caminho correto e esses resultados são o reflexo do trabalho de toda a comunidade”, reflete. “A Unicentro tem potencial e uma qualidade humana muito grande e essa estrutura tem uma vocação de inovação. Nesse sentido queremos melhorar cada vez mais não só pelos rankings, mas também para que as pessoas que estão dentro da universidade possam perceber essa evolução no quesito de inovação e ciência”, finaliza.
CURSOS AVALIADOS – Na edição de 2024 do Ranking Universitário da Folha de São Paulo, os cursos da Unicentro foram Administração (58°); Agronomia (113°); Biologia (45°); Ciências Contábeis (99°); Computação (63°); Comunicação (179°); Economia (109°); Educação Física (41°); Enfermagem (40°); Engenharia Ambiental (167°); Farmácia (199°); Física (64°); Fisioterapia (251-300°); Geografia (59°); História (94°); Letras (43°); Matemática (92°); Medicina (199°); Medicina veterinária (128°); Nutrição (111°); Pedagogia (106°); Propaganda e Marketing (175°); Psicologia (162°); Química (35°); Serviço Social (83°).
No Estadão, 42 cursos de graduação estrelados no Guia da Faculdade 2024
No Guia da Faculdade do Estadão, a Unicentro teve 42 dos seus 44 cursos de graduação estrelados pelo A avaliação dos cursos de ensino superior do país é realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Quero Educação. A edição mais recente da publicação foi divulgada na última semana.
“A grande maioria ficou com quatro estrelas, sendo que a escala vai de um a cinco. Isso demonstra a qualidade dos nossos cursos, mostra a sintonia, o empenho e o trabalho das nossas chefias de departamento, dos nossos professores e dos nossos estudantes”, ressalta o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.
O grande destaque deste ano é o curso de Educação Física do Câmpus de Irati, que recebeu cinco estrelas. O resultado foi recebido com alegria pelo corpo docente e discente. “Estamos muito felizes e gratos por todos que fizeram e fazem parte desse curso que completa agora 26 anos de existência. Isso é um reconhecimento a cada um que contribui diariamente para seguirmos com nossas metas e objetivos”, enfatiza a chefe do departamento, professora Debora Gomes.
Além de Educação Física, 34 cursos da Unicentro receberam quatro estrelas e outros sete obtiveram três estrelas. De acordo com Angelo Marafon, diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, o guia é um importante indicador da excelência da formação superior oferecida pela universidade.
“Tivemos muitos cursos bem destacados. Todas as engenharias foram estreladas com quatro estrelas, as licenciaturas também foram muito bem avaliadas. E o formato dessa avaliação é bem dinâmico, é feito por pares, ou seja, por pessoas da área que conhecem sobre o que estão falando. É um grupo de pelo menos 20 professores que faz a avaliação de cada curso”, explica Angelo. “Estamos muito felizes com o desempenho geral dos nossos cursos e temos a certeza que a Unicentro é essa universidade preocupada com o ensino de qualidade”, complementa o reitor.
Metodologia: Nesta edição, o Guia da Faculdade ouviu mais de 10,5 mil coordenadores e professores universitários para avaliar a qualidade dos cursos brasileiros levando em consideração o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura.
Confira a lista dos cursos estrelados da Unicentro
Com cinco estrelas: Educação Física (Irati)
Com quatro estrelas: Administração (Guarapuava); Administração (Irati); Agronomia (Guarapuava); Ciências Contábeis (Guarapuava); Ciências Contábeis (Irati); Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado (Guarapuava) Ciência da Computação (Guarapuava); Educação Física Bacharelado (Guarapuava); Enfermagem (Guarapuava); Engenharia Ambiental (Irati); Engenharia de Alimentos (Guarapuava); Engenharia Florestal (Irati); Farmácia (Guarapuava); Fonoaudiologia (Irati); Filosofia (Guarapuava); Física (Guarapuava); Fisioterapia (Guarapuava); Geografia (Irati); Geografia Licenciatura e Bacharelado (Guarapuava); História (Guarapuava); História (Irati); Jornalismo (Guarapuava); Matemática (Guarapuava); Matemática (Irati); Matemática Aplicada e Computacional (Guarapuava); Medicina Veterinária (Guarapuava); Nutrição (Guarapuava); Pedagogia (Guarapuava); Psicologia (Irati); Química Licenciatura e Bacharelado (Guarapuava) e Secretariado Executivo (Guarapuava).
Com três estrelas: Arte (Guarapuava); Ciências Econômicas (Guarapuava); Letras Português (Irati); Pedagogia (Irati); Publicidade e Propaganda (Guarapuava); Serviço Social (Guarapuava) e Turismo (Irati).
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Familiares publicam fotos de possíveis autores da execução no Boqueirão
-
SEGURANÇA Fuga e perseguição policial na madrugada da Vila Carli, em Guarapuava
-
TURISMOGuarapuava pode ganhar rota de trem turístico, entre a Estação e o Jordão
-
JUSTIÇACâmara de Guarapuava exonera assessor legislativo envolvido na Operação Rota-466