Procon de Guarapuava multa bancos em mais de R$ 200 mil por filas e tempo excessivo de espera
Medida foi aplicada após fiscalizações e denúncias de consumidores sobre descumprimento do tempo máximo de espera previsto em lei
06/02/2026
O Procon de Guarapuava aplicou multas que somam mais de R$ 200 mil a instituições bancárias do município devido ao descumprimento da legislação que limita o tempo de espera em filas de atendimento.
As penalidades são resultado de fiscalizações realizadas pelo órgão, motivadas por denúncias de consumidores que relataram espera excessiva para atendimento, em desacordo com a legislação que regula o tempo máximo permitido nas agências bancárias.
Durante as ações, foi constatado que diversos bancos ultrapassaram reiteradamente o limite legal, especialmente em dias de grande movimento, causando prejuízos, desconforto e desrespeito aos consumidores.
De acordo com o Procon, o objetivo da medida não é arrecadatório, mas educativo e preventivo, buscando garantir atendimento digno, eficiente e dentro dos prazos legais. O órgão reforça que os bancos já haviam sido orientados e notificados anteriormente, mas mantiveram condutas irregulares.
O Procon de Guarapuava destaca ainda que a população tem papel fundamental nesse processo. Denúncias podem ser feitas diretamente ao órgão, com apresentação de comprovantes, como senhas de atendimento, que ajudam a embasar as fiscalizações.
“Fila excessiva é desrespeito ao consumidor, muitos deles são idosos. Nosso trabalho é assegurar que a lei seja cumprida e que o cidadão seja tratado com dignidade”, reforça o Superintendente do Procon, Raphael Virmond.
As fiscalizações continuarão de forma permanente, e novas sanções poderão ser aplicadas em caso de reincidência.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta
- Dólar cai para o menor valor em 21 meses, e bolsa bate recorde
- Paraná concede benefício fiscal para produtores de queijo para aumentar competitividade
- IPVA 2026: prazos para pagamento da segunda parcela iniciam na segunda-feira
- Bolsa cai mais de 2% em dia de forte correção no mercado
Todo mundo fala
-
OBITUÁRIOMorre Ivone Klingenfus Schmidt, comerciante símbolo da Banca do Henrique, em Guarapuava -
COMPORTAMENTOGuarapuava ganha Espaço do Chimarrão com máquina de água quente e gelada -
POLÍTICAPSD testa vitrine presidencial e mira pós-bolsonarismo -
MEIO AMBIENTEPesquisa da Unicentro mapeia mamíferos silvestres em unidades de conservação

