Prefeitura injeta R$ 15 milhões na economia de Guarapuava com antecipação do 13º e propõe reajuste a servidores técnicos
Movimento da gestão Baitala alia estímulo à economia local e valorização de categorias com salários mais defasados; impacto fiscal é estimado em R$ 2 milhões anuais
07/07/2025
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, anunciou, nesta segunda-feira (07), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos para 15 de julho, com impacto estimado de R$ 15 milhões na economia municipal. Paralelamente, o Executivo protocolou na Câmara o Projeto de Lei nº 45/2025, que propõe reajuste de 25% nos vencimentos iniciais de cargos técnicos e operacionais.
A proposta contempla mais de 400 servidores, com destaque para 374 serventes de limpeza, além de funções como agente social, operador de computador, topógrafo e digitador de braile. Segundo a minuta, os vencimentos reajustados passam a valer retroativamente a 1º de julho de 2025: R$ 2.025,96 para servente de limpeza e R$ 2.249,92 para as demais funções, todas com jornada de 40 horas semanais.
Recomendado para você
“A atualização salarial busca corrigir distorções históricas e garantir maior atratividade e dignidade às funções técnicas e operacionais que sustentam o funcionamento da máquina pública”, declarou o prefeito Denilson Baitala. “É uma medida de valorização real, dentro dos limites da responsabilidade fiscal.”
A Prefeitura afirma que o aumento segue os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal e foi estruturado para não comprometer o equilíbrio das contas municipais. O custo estimado da medida gira em torno de R$ 2 milhões ao ano.
“A diretriz do prefeito foi clara: atender com prioridade os segmentos mais defasados da administração. Este é o primeiro passo, e até setembro devemos alcançar outras categorias”, informou Ricardo Facó (foto acima), secretário de Administração.
A proposta legislativa deve ser votada ainda nesta semana. O projeto conta com apoio prévio da base aliada e foi entregue ao presidente da Câmara em cerimônia que reuniu vereadores e membros do Executivo, num gesto de coesão política em torno da pauta da valorização do servidor.
Além do reajuste, a administração municipal também instituiu, em 2025, o auxílio-alimentação para o funcionalismo, reforçando o pacote de ações que marcam uma guinada na política de pessoal da atual gestão.
Com a antecipação do 13º salário e os reajustes programados, a Prefeitura busca não apenas melhorar as condições de trabalho dos servidores, mas também atuar como agente dinamizador da economia guarapuavana em um momento de retomada gradual da atividade econômica.
A proposta precisa ser aprovada pela Câmara Municipal. Foi convocada sessão extraordinária para quinta-feira.
▪ Veja também
- Plano Diretor prevê expansão industrial e aproxima setor produtivo da revisão urbanística de Guarapuava
- Prefeitura de Guarapuava fortalece parceria com entidades sociais
- Capacitação busca aprimorar projetos de entidades e reforçar controle sobre recursos públicos em Guarapuava
- Prefeitura de Guarapuava abre orçamento de 2027 para participação popular
- Programa Paraná em Ação chega a Cantagalo nesta quinta-feira
Todo mundo fala
-
COMPORTAMENTO Maria e João lideram o ranking de nomes no Paraná; confira os 60 mais comuns
-
PERSONALádio, o cão que ajudou a transformar Estacho em fenômeno da internet e da política -
ALTO CASCAVELSuspeito de matar homem a pauladas está preso -
ALTO CASCAVELHomem teve corpo mutilado pelo trem, após ser morto a pauladas

