Economia > GOVERNO

Prefeitura injeta R$ 15 milhões na economia de Guarapuava com antecipação do 13º e propõe reajuste a servidores técnicos

Movimento da gestão Baitala alia estímulo à economia local e valorização de categorias com salários mais defasados; impacto fiscal é estimado em R$ 2 milhões anuais

07/07/2025

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, anunciou, nesta segunda-feira (07), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos para 15 de julho, com impacto estimado de R$ 15 milhões na economia municipal. Paralelamente, o Executivo protocolou na Câmara o Projeto de Lei nº 45/2025, que propõe reajuste de 25% nos vencimentos iniciais de cargos técnicos e operacionais.

A proposta contempla mais de 400 servidores, com destaque para 374 serventes de limpeza, além de funções como agente social, operador de computador, topógrafo e digitador de braile. Segundo a minuta, os vencimentos reajustados passam a valer retroativamente a 1º de julho de 2025: R$ 2.025,96 para servente de limpeza e R$ 2.249,92 para as demais funções, todas com jornada de 40 horas semanais.

Recomendado para você

“A atualização salarial busca corrigir distorções históricas e garantir maior atratividade e dignidade às funções técnicas e operacionais que sustentam o funcionamento da máquina pública”, declarou o prefeito Denilson Baitala. “É uma medida de valorização real, dentro dos limites da responsabilidade fiscal.”

A Prefeitura afirma que o aumento segue os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal e foi estruturado para não comprometer o equilíbrio das contas municipais. O custo estimado da medida gira em torno de R$ 2 milhões ao ano.

“A diretriz do prefeito foi clara: atender com prioridade os segmentos mais defasados da administração. Este é o primeiro passo, e até setembro devemos alcançar outras categorias”, informou Ricardo Facó (foto acima), secretário de Administração.

A proposta legislativa deve ser votada ainda nesta semana. O projeto conta com apoio prévio da base aliada e foi entregue ao presidente da Câmara em cerimônia que reuniu vereadores e membros do Executivo, num gesto de coesão política em torno da pauta da valorização do servidor.

Além do reajuste, a administração municipal também instituiu, em 2025, o auxílio-alimentação para o funcionalismo, reforçando o pacote de ações que marcam uma guinada na política de pessoal da atual gestão.

Com a antecipação do 13º salário e os reajustes programados, a Prefeitura busca não apenas melhorar as condições de trabalho dos servidores, mas também atuar como agente dinamizador da economia guarapuavana em um momento de retomada gradual da atividade econômica.

A proposta precisa ser aprovada pela Câmara Municipal. Foi convocada sessão extraordinária para quinta-feira.

Últimas Notícias

BANNER ABUSADOR