Economia > GOVERNO

Invest Cidades é mais um caminho para o desenvolvimento regional no Paraná Central

Municípios procuram soluções comuns com apoio de programa estadual

18/09/2025

Com a presença de representantes de mais de dez municípios, Guarapuava sediou nesta quinta-feira (18) a 10.ª Oficina do Programa Invest Cidades, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do desenvolvimento econômico regional. O encontro, realizado no Centro Administrativo da Cresol, reuniu prefeitos, agentes de desenvolvimento e lideranças locais em torno de uma pauta comum: atrair investimentos e construir uma estratégia integrada para a região Centro do Paraná.

O programa, articulado em parceria com a Invest Paraná, funciona como um roteiro de autoavaliação, no qual cada município identifica suas potencialidades e setores estratégicos. A proposta é oferecer segurança a investidores e criar um ambiente de negócios mais competitivo, com atenção à sustentabilidade e à cooperação regional. A abertura foi feita pelo diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin. 

Entre as novidades, Bekin citou uma plataforma digital que possibilita aos investidores e projetistas o acesso a informações detalhadas sobre estatísticas no Paraná, município por município, rua por rua. Em Londrina, exemplificou Bekin, o prefeito Tiago Amaral está promovendo um "raio-x" social e econômico da cidade (de 555.000 habitantes em todo o município), para saber que tipo de programas e investimentos serão destinados para cada área. Com isso, a prefeitura eleva o padrão por território, estimulando tendências econômicas de investidores.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Ana Cláudia Klosouski de Andrade, o evento reafirma o papel da cidade como articuladora de políticas de desenvolvimento. “Guarapuava tem esse protagonismo de receber os municípios do entorno para que, juntos, possamos preparar a região para o desenvolvimento”, disse.

Representantes de cidades vizinhas também destacaram a importância da integração. Roseli Pereira de Paula Rodrigues, agente de desenvolvimento de Nova Tebas, ressaltou que os encontros têm dado continuidade a um esforço conjunto: “Estamos identificando oportunidades para o desenvolvimento local. À tarde, nos reuniremos com o Comitê Paraná Centro para avançar no planejamento das ações que fortalecem toda a região central do Estado”.

O prefeito Denilson Baitala reforçou a visão de Guarapuava como “município-mãe”. “O desenvolvimento de Guarapuava é fundamental para o crescimento dos municípios da região. Nossa gestão trabalha para que esse avanço seja compartilhado”, afirmou.

A oficina terminou com a formulação de propostas de investimento e a definição de prioridades comuns, reforçando a ideia de que o futuro econômico da região passa por coordenação, planejamento e colaboração.

Também participaram o prefeito de Mato Rico, Edelir de Jesus Ribeiro da Silva, o ex-prefeito de Turvo Jerônimo do Rosário e ex vice-prefeita de Guarapuava Eva Schran, além de investidores e diretores de instituições empresariais. 

Recomendado para você

Últimas Notícias

BANNER ABUSADOR