Economia > RESULTADOS

Guarapuava tem saldo positivo de empregos, mas entre os menores do PR

Município registrou 150 vagas, contra 3.750 de Cascavel

22/06/2026

Guarapuava abriu a semana com 150 vagas de emprego nas Agências do Trabalhador, número que coloca o município entre os que registram menor volume de oportunidades no Paraná neste início de ciclo, segundo dados da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda. O cenário contrasta com polos como Cascavel, que lidera com 3.750 vagas, e a Região Metropolitana de Curitiba, com 3.015.

No total, o Paraná soma 16.017 vagas formais disponíveis nesta semana, distribuídas em diferentes setores e níveis de qualificação, com forte presença da indústria de alimentos, comércio e serviços. Apesar do volume expressivo estadual, a participação de Guarapuava permanece modesta dentro do mapa de intermediação de mão de obra.

A distância entre os polos mais dinâmicos e o interior centro-sul fica evidente na comparação direta. Enquanto Cascavel concentra quase um quarto de todas as vagas do Estado, Guarapuava responde por menos de 1% do total. Outras regionais também apresentam volumes significativamente superiores, como Campo Mourão (2.506 vagas), Foz do Iguaçu (1.929), Pato Branco (1.557) e Maringá (1.037).

Na sequência aparecem Umuarama (917), Londrina (698) e Paranaguá (375). Na outra ponta da lista, além de Guarapuava, estão Ponta Grossa, com 59 vagas, e Jacarezinho, com 24.

O principal motor das contratações no Estado segue concentrado em funções operacionais da indústria de alimentos. A atividade de alimentador de linha de produção lidera com 4.966 vagas, seguida por abatedor (1.218), magarefe (933) e operador de caixa (574). O padrão reforça a dependência da economia paranaense de cadeias industriais tradicionais, especialmente o agronegócio e o processamento de proteínas.

Mesmo com a pulverização de vagas em áreas técnicas, administrativas e de serviços, incluindo oportunidades de estágio e funções de nível superior em setores como tecnologia da informação, engenharia e saúde, o volume permanece concentrado em atividades de baixa e média qualificação.

​​​​​​Polos consolidados concentram melhores índices 

Para o governo estadual, a estratégia das Agências do Trabalhador busca ampliar a capilaridade da intermediação de mão de obra. Ainda assim, os dados desta semana indicam uma assimetria persistente entre regiões metropolitanas e polos industriais mais consolidados e cidades de médio porte do interior, como Guarapuava, que seguem com menor participação relativa no total de vagas ofertadas. 

Ainda que com número inferior, o índice de Guarapuava aponta para saldo positivo de empregos – o que não deixa de ser salutar, comparado a outros períodos, principalmente do primeiro tarifaço dos Estados Unidos, quando o setor madeireiro foi duramente atingido.

Recomendado para você

Últimas Notícias

Nubank