Geral > ENSINO SUPERIOR

Grande maioria dos professores nomeados por Ratinho Junior é da Unicentro

Das 92 nomeações, 82 novos docentes são da universidade guarapuavana

17/06/2025

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com sede em Guarapuava, foi a principal beneficiada pelos decretos assinados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) que nomearam 92 novos professores para as universidades estaduais do Paraná. Do total, 86 docentes — o equivalente a 93% das nomeações — foram designados para a Unicentro, conforme o Decreto nº 10.254/2025.

A medida faz parte de um pacote de nomeações que também inclui 23 agentes universitários. A maior parte desses técnicos será destinada à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que receberá 21 servidores. Já a Universidade Estadual de Maringá (UEM), segunda maior instituição estadual em número de alunos, contará com apenas seis novos professores, nomeados por meio de três decretos diferentes (nº 10.220, 10.221 e 10.252/2025).

As nomeações fazem parte da política de recomposição do quadro funcional iniciada ainda em 2024, quando 505 servidores foram chamados para atuação em cinco universidades estaduais. Neste ano, outras 49 nomeações foram realizadas no primeiro semestre, agora reforçadas pelos novos decretos.

Os concursos que possibilitaram as contratações foram realizados em 2024, com exceção da Universidade Estadual de Londrina (UEL), cujo processo seletivo foi concluído em 2023. A UEL, no entanto, recebeu apenas dois agentes universitários.

De acordo com o governo, as nomeações seguem critérios técnicos definidos pela Lei Geral das Universidades (LGU), sancionada em 2021. A legislação busca padronizar a gestão de pessoal nas instituições estaduais e dar mais previsibilidade na alocação de recursos humanos. A LGU também prevê maior autonomia administrativa e didático-científica às universidades.

Últimas Notícias

RESPEITO