Governo libera primeiros 8 quilômetros da duplicação em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo
Rodovia ganha viadutos, pontes e melhorias de segurança
30/05/2026
PITANGA – A entrega dos primeiros 8 quilômetros duplicados da PRC-466 entre Pitanga e Turvo marca o avanço de uma das principais obras rodoviárias em andamento no Centro-Sul do Paraná. O trecho foi liberado nesta sexta-feira (29) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e integra um projeto de R$ 534 milhões que prevê a duplicação e restauração de 45,5 quilômetros da rodovia, considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e para a ligação entre diferentes regiões do Estado.
A nova etapa entregue fica nas proximidades da área urbana de Pitanga e faz parte de um corredor logístico que concentra investimentos de aproximadamente R$ 2,39 bilhões em obras nas rodovias PRC-466 e PRC-272. Segundo o governo estadual, a expectativa é que todo o trecho entre Pitanga e Turvo esteja concluído até abril de 2027.
A duplicação utiliza pavimento rígido de concreto, tecnologia considerada mais resistente ao tráfego pesado. Além da construção da nova pista paralela, a via atual está sendo recuperada por meio da técnica conhecida como whitetopping, que aproveita o asfalto existente como base para uma nova camada de concreto. O método reduz custos de manutenção e aumenta a durabilidade da estrada.
O projeto também prevê três viadutos, duas novas pontes sobre os rios Carazinho e Bonito, retornos em nível, calçadas, iluminação e abrigos para usuários do transporte coletivo. As intervenções buscam ampliar a segurança e a capacidade da rodovia, que registra intenso fluxo de caminhões ligados ao agronegócio e à agroindústria.
Desenvolvimento regional
Durante a cerimônia, Ratinho Junior afirmou que a obra já começa a atrair novos investimentos para a região. Segundo ele, empresas têm demonstrado interesse em se instalar em Pitanga diante da melhoria da infraestrutura logística. A duplicação também deve fortalecer a integração entre municípios do Centro-Sul, Centro e Vale do Ivaí.
Além da entrega do novo trecho, o governo anunciou recursos para obras urbanas, estradas rurais, educação e assistência social em Pitanga e municípios da região.
Obra integra pacote bilionário
A duplicação entre Pitanga e Turvo faz parte de um conjunto de investimentos em infraestrutura rodoviária que inclui outros trechos já concluídos e em execução na PRC-466. Entre eles estão os 11,5 quilômetros entregues entre Guarapuava e Palmeirinha e as obras em andamento entre Palmeirinha e Turvo. O objetivo é formar um corredor logístico mais moderno e seguro para o transporte de cargas e passageiros no interior do Paraná.
▪ Veja também
- Casal é flagrado em ato sexual em banheiro público de Pitanga
- Furto em unidade de saúde de Pitanga leva televisão e mobiliza perícia
- Esposa atraiu amante do marido por "armadilha digital": o caso que chocou Pitanga
- Suspeito de tráfico cultivava pé de maconha com 2 metros em casa
- Homem de 44 anos é morto a tiros em lanchonete
Recomendado para você
Todo mundo fala
-
COMPORTAMENTO Maria e João lideram o ranking de nomes no Paraná; confira os 60 mais comuns
-
PERSONALádio, o cão que ajudou a transformar Estacho em fenômeno da internet e da política -
ALTO CASCAVELSuspeito de matar homem a pauladas está preso -
ALTO CASCAVELHomem teve corpo mutilado pelo trem, após ser morto a pauladas

