Desfile de 7 de Setembro será na Rua Brigadeiro Rocha
Após décadas, festa cívica deixa ser na XV, com obras ainda incompletas
04/09/2025
Desfile na década de 1950 na Rua de XV de Novembro, tradição interrompida com o novo projeto, amplamente questionado pela populaçãoAs obras (inacabadas) no Calçadão da XV de Novembro não impactaram apenas o comércio e o convívio dos guarapuavanos na área central da cidade. o Desfile de 7 de Setembro, um dos momentos mais tradicionais dos guarapuavanos, também deixará de ser na XV, como há décadas acontecia.
Este ano, o evento cívico em homenagem à Independência do Brasil será realizado na Rua Brigadeiro Rocha, encerrando em frente ao Paço Municipal. Em razão disso, trânsito no entorno terá modificações.
A programação oficial inicia às 8 h do domingo (07), com a vistoria da tropa do Exércituo feita com participação do prefeito Denilson Baitala, acompanhado do comandante do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), tenente-coronel Júlio César. Logo depois, às 9h, começa o desfile cívico-militar, com concentração inicial em frente à Padaria Graciosa, na própria Brigadeiro Rocha.
Entre as atrações mais aguardadas estão os desfiles das forças de segurança: 26º GAC, 16º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, além do SAMU e da Setran.
As escolas municipais e estaduais também marcam presença, acompanhadas de suas fanfarras, em um momento especial para estudantes, professores e famílias. Diversas instituições e associações de Guarapuava completam a programação, reforçando o caráter comunitário e participativo do desfile.
Concentração final e praça de alimentação
O ponto alto da festa cívica será em frente à Prefeitura Municipal, onde acontece a concentração final e onde estará montado o palco principal das autoridades. Ao lado, no estacionamento, funcionará uma praça de alimentação organizada pela Abrasel, que integra a programação do fim de semana.
A praça de alimentação começa no sábado (06), das 9h às 20h, e segue no domingo (07), das 7h às 18h, oferecendo uma variedade gastronômica e tornando o evento ainda mais atrativo para famílias e visitantes.
▪ Veja também
- População se une no entorno do Paço Municipal para celebrar 7 de Setembro
- Lula exalta soberania e defesa do povo em rede do 7 de setembro
- Turismo e Eventos se associa à Abrasel com praça de alimentação no 7 de Setembro
- "Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
- Guarapuava sedia 6º Seminário Municipal de Aleitamento Materno
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto -
SAÚDE Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve -
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores -
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular
