Coritiba completa 117 anos como maior campeão paranaense
Data é comemorada nesta segunda-feira, 12 de outubro
12/10/2026
Com 39 títulos estaduais e a conquista do Brasileiro de 1985, Coxa celebra aniversário novamente na elite do futebol nacionalO Coritiba completa 117 anos nesta segunda-feira (12) com uma trajetória marcada pelo recorde de títulos do Campeonato Paranaense e por conquistas nacionais.
Fundado em 1909, o clube celebra a data disputando a Série A do Campeonato Brasileiro, após conquistar a Série B de 2025.
▪ Veja também
- Athletico goleia a Chapecoense por 4 a 1 e reassume o terceiro lugar do Brasileirão
- Operário perde em casa, Paranavaí avança e Maringá conhece rival da final da Série C
- Palmeiras goleia Corinthians, Flamengo vence Fla-Flu e mantém liderança por um ponto
- Corinthians anuncia Seedorf como novo técnico até dezembro de 2027
- Seleção feminina faz 3 a 1 na Argentina em primeiro jogo no Beira-Rio
O Alviverde estreou no Campeonato Paranaense em 1915 e se tornou o maior vencedor da Primeira Divisão estadual, com 39 títulos.
A marca ocupa um lugar central na história do clube e em sua relação com o futebol do Paraná.
Brasileiro de 1985 é o principal título nacional
A conquista do Campeonato Brasileiro de 1985 permanece como o principal feito nacional do Coritiba. O título integra uma trajetória que também inclui três troféus da Série B, obtidos em 2007, 2010 e 2025.
A conquista mais recente garantiu o retorno à primeira divisão. Assim, o aniversário de 117 anos ocorre em uma temporada de reencontro com a elite, na qual o clube busca consolidar sua permanência entre os principais times do país.
Reconhecimento ao futebol paranaense
A Federação Paranaense de Futebol e seu presidente, Hélio Cury Filho, parabenizaram o Coritiba pela data. A homenagem destacou a importância do clube para o futebol estadual e desejou novas conquistas ao Alviverde.
Mais de um século depois de sua fundação, o Coxa chega aos 117 anos com uma história que reúne protagonismo no Paraná, um título brasileiro e sucessivas campanhas de retorno à Série A.
Todo mundo fala
-
ELEIÇÕES 2026Guarapuava elege três estaduais; Estacho deve assumir na Câmara Federal -
SEGURANÇA Megaoperação deixa três mortos e prende quatro em Guarapuava e Campina do Simão -
OBITUÁRIOComoção em Guarapuava: morre o empresário Joldmar Baroni Kuster, aos 53 anos -
TEMPOGuarapuava entra em alerta para tempestades com ventos acima de 70 km/h e granizo
