Contorno Norte de Castro melhora escoamento da produção dos Campos Gerais
A nova rodovia PR-429 tem 15,6 quilômetros de extensão, ligando a PR-151 à PR-090
07/08/2025
Com investimento de R$ 158,9 milhões do Governo do Estado, o novo Contorno Kátiba Fadel, em Castro, nos Campos Gerais, tem ajudado a dar mais agilidade ao escoamento da produção agroindustrial dos municípios da região. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta quinta-feira (7) os impactos positivos da obra para a região.
“Por conta da industrialização e do agronegócio local, os municípios de Castro e Piraí do Sul têm se desenvolvido muito nos últimos anos. Este contorno assegura um fluxo ágil dos caminhões, sem sobrecarregar o perímetro urbano, já prevendo o crescimento na movimentação de cargas dos próximos anos”, disse o governador.
"Esta é uma obra estratégica que demonstra como as parcerias público-privadas podem acelerar o desenvolvimento do Paraná. O Contorno Norte de Castro não apenas melhora a segurança dos moradores, mas também fortalece nossa posição como líder nacional no agronegócio, facilitando o escoamento da produção de uma das regiões mais importantes do Estado. É um investimento que gera desenvolvimento econômico e melhora a qualidade de vida da população”, disse.
Conhecido como Contorno Norte de Castro, a nova rodovia PR-429 tem 15,6 quilômetros de extensão, ligando a PR-151 à PR-090. Com o novo anel viário, os caminhões não precisam mais passar pelo perímetro urbano de Castro, proporcionando mais segurança aos moradores e otimizando o fluxo de cargas na região.
O trecho integra os distritos industriais da região, beneficiando também diretamente as cidades de Piraí do Sul, Tibagi e Carambeí. A região é a maior bacia leiteira do Brasil, produzindo mais de 800 milhões de litros por ano. Os municípios também são importantes produtores estaduais de grãos e proteína animal.
▪ Veja também
- Guarapuava precisa de uma pista para decolar, mas, antes, é indispensável encontrar o destino certo
- Paraná registra crescimento de 14,16% no registro de empresas em 2025
- Marcas permanentes: como manter a tradição de um produto entre as gerações
- WinterShow retrata posição de Guarapuava no agronegócio
- Hotelaria: entenda as novas regras de hospedagem que entram em vigor em dezembro
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto
-
PERSONAGesto de policial em Guarapuava transformou a vida da pequena Júlia
-
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores