Com mais de 6,5 mil inscritos, Unicentro realiza Vestibular 2026 com destaque para medicina e psicologia
Provas foram aplicadas em oito cidades da região; medicina, em Guarapuava, teve mais de 259 candidatos por vaga
19/10/2025
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou neste domingo (19) as provas do Vestibular 2026, registrando um total de 6.596 inscritos – número considerado expressivo pela instituição. Desse total, 5.981 candidatos compareceram aos locais de prova espalhados por oito cidades do Paraná.
O curso de medicina, ofertado no campus de Guarapuava, foi o mais concorrido desta edição, com 259,29 candidatos por vaga. Em seguida, o curso de psicologia, em Irati, também atraiu grande atenção, com 27,17 candidatos por vaga.
Mais um dia de movimentação nos campi da Unicentro e o disputado espaço de ser aprovado para um curso universitário
“Mais um ano, o vestibular segue dentro da normalidade, com um número expressivo de inscritos. Estamos muito satisfeitos com a participação dos candidatos e temos a expectativa de que muitos deles estejam conosco no próximo ano”, afirmou o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes.
As provas foram aplicadas simultaneamente nas cidades de Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga, Prudentópolis, Londrina e Cascavel. A avaliação única, com cinco horas de duração, incluiu 60 questões objetivas, além de uma redação. Os temas propostos abordaram questões como o papel social da arte, os impactos da ditadura da estética e reflexões sobre ética e espiritualidade.
Para muitos candidatos, o vestibular é mais do que um teste – é o culminar de uma trajetória de preparação. Júnior Eduardo Antunes, por exemplo, veio de Planalto e atualmente mora em Curitiba para se preparar exclusivamente para a prova de medicina. “Estou nessa jornada há três anos. É minha segunda tentativa na Unicentro. Sei que é difícil, mas acho que estou bem preparado”, disse.
Outros apostam na tradição familiar e em vocações pessoais. Arthur Hubert, candidato ao curso de agronomia, realizou a prova em Irati. “Meu pai e minha irmã são da área. Quero seguir esse caminho e dar assistência técnica aos produtores rurais”, explicou.
Já Jaqueline Aparecida dos Santos, que tenta uma vaga em administração, destaca o foco em preparação e mercado de trabalho. “Estudo online, fiz redações, treinei por mais de 40 dias. Já atuo na área e quero crescer profissionalmente com o curso”, contou.
Ao todo, a Unicentro oferta mais de 1.150 vagas distribuídas em 42 cursos de graduação. O resultado final será divulgado no dia 19 de novembro. “A nossa universidade transforma vidas”, declarou o reitor Hernandes. “E eu tenho certeza de que muitos vestibulandos terão suas vidas transformadas aqui.”
▪ Veja também
- Projeto inédito em Guarapuava ofertará rotina universitária a alunos da rede estadual
- Com 1,2 mil vagas, UEPG abre inscrições para o Vestibular 2025
- Docente da Unicentro é premiada por pesquisa sobre educação em dor no SUS
- Cedeteg vai sediar o Instituto de Medicina de Precisão do Paraná
- Unicentro inaugura obras no Cedeteg e avança em projeto de Instituto de Medicina de Precisão
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto
-
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores
-
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular
-
SEGURANÇAPCPR divulga fotos de pai e filho foragidos por homicídio qualificado em Guarapuava