Baitala assina decreto de emergência após tornado
Famílias poderão acessar recursos públicos para reconstruir casas
18/11/2025
Assentamento Nova Geração, onde vivem 120 pessoas, foi praticamente destruído pelo tornado; um homem morreu O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, assinou decreto de emergência que permitirá às famílias do assentamento Nova Geração, na Serra do Cadeado, distrito de Entre Rios, acessar recursos federais e estaduais para reconstrução das casas destruídas pelo tornado.
Segundo a vereadora Terezinha Dai Prai (PT), que participou de reunião com representantes da Prefeitura, governo federal e da Defesa Civil municipal, o decreto era considerado fundamental para viabilizar apoio financeiro às famílias afetadas. “Houve bom termo de entendimento. O prefeito assinou e publicou o decreto”, afirmou em nota publicada em rede social.
Assistência Social do Município cadastra famílias que receberão auxílios
O assentamento registrou destruição total ou parcial de 17 das 22 moradias, além de danos a uma igreja e a um centro comunitário. Técnicos da Defesa Civil Municipal iniciaram o cadastramento das famílias para liberação dos auxílios.
Participaram da articulação o secretário da Defesa Social e Mobilidade, Péricles de Matos, o coordenador da Defesa Civil, Tiago Bronoski, e representantes de três órgãos federais: Josias Lech, coordenador das ações para a região Sul no Ministério das Relações Institucionais; Pedro Vital, da Defesa Civil Federal; e Lucas Fonseca, do Ministério do Desenvolvimento Social. A vereadora Cris Wainer (PT) também participou.
Recomendado para você
Todo mundo fala
-
TRAGÉDIACiclone extratropical deixa um rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu -
TRAGÉDIAHospitais de Guarapuava atingem lotação máxima com vítimas do tornado; uma pessoa morta no Cadeado -
JUSTIÇA Rodrigo Neumann Pires é condenado a 27,6 anos de prisão -
JUSTIÇA Procon pede ao MP investigação sobre possível "cartel" de postos em Guarapuava

