Geral > GOVERNO

Veja o que funciona durante o recesso da Prefeitura de Guarapuava

Período é de 19-12 a 05-01; serviços essenciais serão mantidos

19/12/2025

Com exceção dos serviços considerados essenciais, como os da área de saúde e de coleta de lixo, as demais áreas da administração direta e indireta da Prefeitura de Guarapuava entram em recesso a partir desta sexta-feira (19), retornando no dia 5 de janeiro. 

Há setoresque terão funcionamento diferenciado, com atendimentosem regime de plantão, sobreaviso ou com horários especiais, conforme a natureza de cada serviço, assegurando a organização interna e a manutenção dos atendimentos necessários à comunidade.

Confira como vai funcionar cada setor:

Administração

  • Paço Municipal e secretarias: Fechados durante o recesso, retomam o atendimento em 5 de janeiro de 2025.

Saúde 

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs): As UBSs fecham a partir do dia 19 de dezembro às 17h, com retorno no dia 05 de janeiro.
  • Atendimentos de Urgência:  As unidades do Batel e Trianon  funcionam normalmente, 24 horas, durante todo o período. Excepcionalmente durante o recesso de final de ano a Unidade Primavera estará fechada , em razão da execução de obras de reforma na unidade, as quais implicaram na redução significativa do espaço físico disponível para atendimento, comprometendo as condições adequadas de acolhimento, segurança assistencial e fluxo dos usuários. 
  • Centro Municipal de Imunização Funciona das 8h às 16h, sem interrupção no horário do almoço, nos seguintes dias: 20, 22, 23, 26, 27, 29 e 30 de dezembro; 02 e 03 de janeiro.
  • Departamento de Atenção Domiciliar: O atendimento aos pacientes segue normalmente.  A entrega de insumos e tickets de oxigênio ocorre das 7h às 13h nos dias 24 e 31 de dezembro. Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro, não haverá entrega de insumos, apenas atendimento aos pacientes domiciliados.
  • Clínica da Mulher: Estará aberta nos dias 22, 23, 26 e 29 de dezembro, 30 de dezembro e 02 de janeiro, das 8h às 17h. Serão realizados atendimentos de pré-natal previamente agendados pelas Unidades Básicas de Saúde, além de avaliações de recém-nascidos e puérperas, agendadas pelo programa Mamãe Guará.
  • Centro de Especialidades Odontológicas (CEO): O atendimento no CEO ocorre das 8h às 20h, entre os dias 20 de dezembro e 04 de janeiro.

Educação

  • A Secretaria Municipal de Educação entra em recesso no dia 19 de dezembro, com retorno no dia 05 de janeiro.
  • O ano letivo nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) encerra no dia 19 de dezembro, e as aulas retornam no dia 05 de fevereiro de 2026.

Trânsito e Transporte

  • Os agentes de trânsito seguem atuando normalmente, sem interrupção dos serviços.
  • Estar: funciona até o dia 23 de dezembro, com a cobrança retomada no dia 05 de janeiro.
  • O transporte coletivo funcionará normalmente nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, além do dia 05 de janeiro. Nos dias 24, 26 e 31 de dezembro, e 02 de janeiro, por serem períodos de pré e pós-feriado, o serviço terá ajustes nos horários, devido à menor procura registrada em anos anteriores. Já nos sábados, domingos e feriados, incluindo 25 de dezembro e 01 de janeiro, o transporte seguirá os horários habituais desses dias.

SURG e coleta de lixo

  • A Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) não interrompe seus serviços essenciais.
  • Os serviços de varrição e coleta de lixo seguem normalmente durante todo o período. Haverá paralisação total apenas nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 01 de janeiro.
  • O setor administrativo terá apenas atendimento emergencial, sem atendimento ao público por telefone, com o atendimento presencial encerrando no dia 19 de dezembro e retorno no dia 05 de janeiro, enquanto o setor de obras terá redução nas atividades, mantendo os atendimentos emergenciais.

Cultura

  • No dia 19 de dezembro, a Secretaria Municipal de Cultura e todos os seus equipamentos culturais encerram o atendimento às 18h. O funcionamento será retomado no dia 05 de janeiro. Estão incluídos nesse período: Teatro Municipal, Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Museu, Centro de Artes, CEU das Artes e Casa da Leitura da Palmeirinha.
  • A programação da Carreta Palco segue até o dia 20 de dezembro, e o Fantástico Ônibus até o dia 23 de dezembro.

Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres

  • Os serviços entram em recesso conforme o calendário oficial. Durante o período, os atendimentos serão realizados em regime de Plantão/Sobreaviso Social, articulados com a Rede de Proteção, para atender demandas emergenciais.

As atividades administrativas e os atendimentos regulares retornam normalmente no dia 05 de janeiro.

Recomendado para você

Últimas Notícias

SUPER BANNER PREF prefig