Trincheira da Fortkamp une Norte/Sul numa das regiões mais povoadas de Guarapuava
No total, cidade terá oito acessos em áreas com grande potencial de desenvolvimento
18/11/2023
Milhares de moradores e usuários dos bairros Primavera (que inclui a Cidade dos Lagos) e Conradinho, numa das regiões mais povoadas de Guarapuava, estão sendo beneficiados com a abertura da trincheira na rua Fortkamp, passando por baixo da BR-277. A obra une dois extremos, Norte/Sul, e compõe uma das etapas da duplicação da rodovia federal no perímetro urbano de Guarapuava, que se completará com outra trincheira, na continuação da avenida Pedro Carli (Vila Carli), juntando-se à futura avenida Beira Rio, que passa pelo Xarquinho, Industrial até a Cidade dos Lagos.
O anúncio foi feito pelo prefeito Celso Góes em distribuído à imprensa e por redes sociais na noite desta sexta-feira. Com a trincheira da Fortkamp, os motoristas já têm o trânsito livre do núcleo central da cidade até o bairro Primavera. Até então, quem circulasse por esse perímetro, tinha que atravessar pela BR-277, contornando pelo acesso principal (viaduto da avenida Manoel Ribas) ou seguindo pela PR-466 para se dirigir ao bairro e adjacências. Agora, basta acessar a Fortkamp que chegará à trincheira, passando sob a 277.
Com estas novas obras, Guarapuava passará a ter sete acessos, computando-se o do Aeroporto (PR-170), Vila Planalto (PR-170), Boqueirão (PR-170), Residencial 2000 (BR-277) e Adão Kaminski (BR-277)
A mesma alternativa ocorrerá na trincheira da Pedro Carli, que fica no extremo da Fortkamp, próximo à entrada do Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro. O acesso será facilitado para quem sai da Vila Carli em direção aos bairros Xarquinho e Industrial, podendo continuar até a PR-466, por outra trincheira, com chegada no bairro Primavera e Cidade dos Lagos.
Estes dois novos caminhos também favorecem quem trafega pela BR-277 (sentido Curitiba-Foz do Iguaçu e vice-versa) e deseja entrar na cidade (pela Vila Carli ou Primavera), sem utilizar o acesso principal (Manoel Ribas).
CONQUISTA
O projeto da BR-277 foi concebido no primeiro mandato da deputada estadual Cristina Silvestri, quando o ex-deputado federal Cesar Slvestri (já falecido) ocupava a direção da Agência Reguladora do Paraná (Agepar).
A obra contempla duas novas pistas na BR-277 em cada sentido, entre os km 345 e km 349, com faixas de segurança, barreiras de concreto New Jersey e acostamentos externos. As obras seguem nas vias marginais dos dois lados e em acessos das novas trincheiras. No total, são 12,2 quilômetros de extensão, totalmente iluminados.
O prefeito Celso Góes informou que a inauguração da trincheira da Fortkamp será em breve, conforme a agenda do governador Ratinho Junior. Em seu anúncio, ele agradeceu a participação da deputada estadual Cristina Silvestri e do deputado estadual Artagão Junior.
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
TRÂNSITO Motociclista morre em acidente na madrugada em Guarapuava
-
LUTORegina Dalzoto e Lídia Pereira serão sepultadas nesta segunda-feira (25), em Guarapuava
-
SEGURANÇA Mariluci não resiste, após 13 dias à cirurgia estética na Mater Dei