STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos
Decisão foi tomada por 8 votos a 2
18/12/2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (18) manter a validade da concessão de benefícios fiscais para agrotóxicos.
A Corte julgou duas ações que foram protocoladas pelo PV e PSOL. Os partidos questionaram a validade do Convênio n° 100 de 1997, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), e da Emenda Constitucional (EC) 132 de 2023.
As normas permitiram a aplicação de um regime diferenciado de tributação para os agrotóxicos e a redução de 60% nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos.
Por 8 votos a 2, a Corte julgou as ações improcedentes e entendeu que a isenção de impostos na comercialização de agrotóxicos não pode ser considerada inconstitucional.
Os votos pela manutenção da isenção foram proferidos pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Nunes Marques, André Mendonça e Flávio Dino.
Edson Fachin e Cármen Lúcia se manifestaram pela inconstitucionalidade dos benefícios fiscais.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva
- Francisco Zanicotti nomeado procurador-geral de Justiça do PR
- STF trava privatização da Celepar e impõe derrota estratégica a Ratinho Junior
- STJ abre sindicância contra ministro acusado de importunação sexual
- MP denuncia ex-secretário de Finanças de Marquinho por concussão e lavagem de dinheiro
Todo mundo fala
-
NEGÓCIOSGuarapuava lança Festival de Vinhos para se consolidar no setor -
MARCELO ANTONIO CESCAHomenagem ao Ana Vanda Bassara -
GOVERNO Guarapuava anuncia 865 moradias e amplia política habitacional com foco em baixa renda e classe média -
VIVACULTCircuito Viva a Dança iniciou a programação nesta quinta-feira (23)

